Home » Artesanatos e DIY » Como pintar MDF em casa: 5 dicas especiais para não ter erro

Como pintar MDF em casa: 5 dicas especiais para não ter erro

Confiram as dicas para pintar MDF em casa, e com isso tenham peças artesanais diferenciadas para decoração, ou mesmo para dar de presente.

26/09/2014 12h33m. Atualizado em 26/09/2014 15h13m por:

 

Como pintar MDF em casa 001

O MDF, ou Fibra de Intensidade Média (Medium Density Fiber), é um material feito a partir de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas, que possuem aspecto semelhante à madeira.

Estas chapas são muito utilizadas em diversas áreas, como na construção civil, e em especial, para produção de móveis variados, como estantes, nichos, armários, etc.

Outra área em que o MDF faz muito sucesso é no artesanato, aonde ele é usado para produção de peças variadas, como caixas de maquiagem, porta jóias, quadros, painéis decorativos, caixas de presentes, vasos, e muito mais.

Estas peças em MDF para artesanato são vendidas em lojas de armarinho por todo país, e podem ser pintadas ou decoradas de várias formas.

2-pintar mdf em casa

Passo a passo para pintar MDF em casa

Passo a passo para pintar MDF em casa

Por isso hoje viemos lhes mostrar as dicas para pintar MDF aí na sua casa, de forma simples e bem artesanal.

Neste vídeo da artesã Greice Cavalcante vocês conferem o passo a passo para pintar caixinhas em MDF aí na sua casa (ou outras peças de MDF), com o uso de tinta acrílica, pincel, rolinho de pintura e lixa:

E depois de prontas as caixinhas, ou outras peças em MDF, podem ser usadas como porta objetos, itens decorativos ou mesmo dadas de presente em ocasiões especiais.

1-pintar mdf em casa

5 dicas especiais para pintura em MDF

5 dicas especiais para pintura em MDF

Separamos abaixo mais algumas dicas para lhes ajudar na pintura de MDF aí na sua casa:

• Todo material para pintura em MDF, juntamente com uma variedade de modelos de caixinhas e outros objetos de MDF, podem ser encontrados em lojas de armarinho ou bazares, e com isso fica mais fácil comprar tudo de uma única vez;

• A escolha da lixa é feita de acordo com seu número, onde números baixos (60, 80, etc.) são de lixas mais ásperas e recomendadas para retirar tinta gasta ou para lixar superfícies mais duras, como madeira ou MDF cru; já as lixas com numeração mais alta (220, 320, 400, etc.) são indicadas para dar acabamento, ou seja, para deixar a peça bem lisa e pronta para pintura

• Algumas peças de MDF já vêm prontas para pintura, e com isso dispensam o uso das lixas. E para escolhê-las basta pedir ajuda a vendedora na hora da compra;

• O MDF é um material que absorve muita tinta na primeira demão, e por isso o recomendado é aplicar a tinta branca em toda peça nesta primeira etapa, e somente depois aplicar as demãos de tinta colorida, e com isso o trabalho será bem mais rentável;

3-pintar mdf em casa

Pintar o MDF em casa é uma excelente fonte de renda extra

• O rolinho de espuma e o pincel combinados facilitam o trabalho de pintura, mas para que eles durem por mais tempo é importante lavá-los após a aplicação de cada demão de tinta. O mesmo vale para o verniz, que seca muito rápido no pincel, e depois se torna dificílimo de ser removido.

Com estas dicas vocês conseguirão dar seus primeiros passos nesta área de pintura em MDF, e com toda certeza aos poucos irão aprimorar seus trabalhos em casa, podendo até ganhar uma boa renda extra mensal.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *