Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Medida ideal para um dormitório para casal e solteiro

Medida ideal para um dormitório para casal e solteiro

Está calculando a medida de um dormitório e não sabe qual a ideal? Aprenda quais as medidas ideais para construção de dormitórios aí na sua casa, tanto dos quartos de solteiro como para os quartos do casal.

25/02/2015 18h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h44m por:

 

Projetar uma casa é uma tarefa que exige um planejamento bem detalhado, para que cada ambiente do imóvel atenda as necessidades de cada morador, de forma confortável e aconchegante.

Medidas mínimas para um cômodo

E uma das etapas que envolvem a montagem do projeto da casa é a medida ideal que cada cômodo deve possuir, dentre eles o dormitório, que deve ter um tamanho adequado para colocação da cama (de solteiro, de casal), e alguns móveis, como uma cômoda ou guarda-roupa, e que também deixe um caminho livre para circulação das pessoas.

Medida-ideal-para-um-dormitório-004

Por isso hoje viemos lhes trazer algumas dicas das medidas ideais para dormitórios, que podem ser utilizadas na montagem do projeto de sua casa, de uma forma que tragam muitos benefícios na construção do imóvel.

Medidas para quarto de solteiro

Nossa primeira dica é quanto às medidas ideais para o quarto de solteiro, que deve ter um tamanho médio variando entre 9m² a 10 m², para a colocação de uma cama no local, mais alguns móveis essenciais.

Medida-ideal-para-um-dormitório-002

Já para quem vai planejar o quarto para os filhos, pode usar uma medida mais ampla, que varia entre 12m² a 16m², sendo que quanto maior o tamanho, mais espaço poderá ser usado para colocação de móveis, como uma escrivaninha para estudos, um guarda-roupa individual para cada filho, etc.

Medidas para quarto de casal

O quarto do casal deve ser projetado com uma medida variando entre 12m² a 16m², que são ideais para colocação de uma cama king size (uma das mais amplas do mercado), e mais alguns móveis, como o guarda-roupa, a cômoda ou criados mudos.

Medida-ideal-para-um-dormitório-003

Caso o casal tenha espaço para montagem de um closet, pode reduzir as medidas do quarto do casal, já que as roupas, sapatos e acessórios do dia a dia poderão ficar guardados de forma mais organizada dentro do closet, e o quarto não precisará de um guarda-roupa para esta finalidade.

Como escolher a medida ideal para meu dormitório

E para decidir qual a medida ideal para construção de cada dormitório, será necessário planejar quais os móveis que vão ser colocados no ambiente, que podem ser feitos sob medida ou comprados em lojas, e que permitam a livre circulação das pessoas.

Medida-ideal-para-um-dormitório-001

Outra dica é saber qual se o terreno permitirá a construção de cômodos mais amplos ou em tamanho reduzido, para que não sejam feitos cômodos muito apertados e nem muito amplos, que também não são ideais para o melhor aproveitamento do espaço.

Com estas dicas dá para calcular a medida ideal para construção dos dormitórios de sua casa, que depois podem ser levadas a um escritório de arquitetura para elaboração de todo projeto detalhado.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *