Home » Arquitetura » Hidráulica » 5 métodos para proteger muro contra infiltração

5 métodos para proteger muro contra infiltração

Como protejer o muro contra infiltração. Vejam neste artigo algumas dicas bem importantes para proteger o muro aí da sua casa contra infiltração, tanto de água da chuva como do solo.

19/11/2014 19h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h28m por:

 

A infiltração no muro é um problema que costuma acontecer com frequência, tanto em casas antigas como novas, e que acaba causando diversos aborrecimentos, como o desgaste do reboco, as manchas indesejáveis, destruição da pintura, e até o aparecimento de mofo, que pode causar doenças respiratórias em toda família. Este problema costuma acontecer quando as paredes do muro ficam em contato constante com excesso de água da chuva ou outros agentes causadores de umidade, como água do solo, de encostas ou mesmo um cano estourado na casa do vizinho.

2 sinais que indicam infiltração no muro

A seguir confira alguns sinais de infiltração:

1. Manchas no muro

A marca característica da infiltração é o aparecimento de manchas no muro, que deixam a coloração da parede diferenciada, e com o tempo amarelada ou cheia de fungos.

2. Molhado em volta do muro

Outro sinal bem comum da infiltração é o chão molhado em volta do muro, e nestes casos a infiltração pode estar vindo do solo ou de um barranco próximo de sua casa.

2-proteger_muro_contra_infiltracao

Quando aparecem estes sinais é importante localizar a fonte da umidade, e de acordo com isso utilizar uma solução adequada para cada caso, como veremos a seguir.

4 dicas para proteger o muro contra infiltração

Para evitar o aparecimento desta infiltração nos muros hoje viemos lhes mostrar algumas dicas que podem lhe ajudar a resolver o problema:

1. Alicerces

A primeira etapa é isolar os alicerces do muro, e pode ser feita com o uso de produtos adequados para impermeabilização, como manta acrílica, barreiras de plástico, ou tinta de vedação, que devem ser aplicadas na base para evitar a umidade do chão;

3-proteger_muro_contra_infiltracao

2. Paredes

Depois para isolar as paredes do muro contra os efeitos da água e umidade o recomendado é aplicar produtos próprios para vedação de acordo com o material utilizado na construção do muro (mantas acrílicas ou produtos de vedação, como o selador antes da pintura);

4-proteger_muro_contra_infiltracao

3. Calhas e beirais

Para reforçar a vedação dos muros o recomendado é a construção de calhas ou beirais por toda extensão da parede. Isso ajuda no escoamento das águas da chuva, evitando assim que a água infiltre pelos poros da parede;

5-proteger_muro_contra_infiltracao

4. Aumentar o declive do piso

Também é importante que o piso que fica ao lado do muro tenha um caimento em sentido oposto, para que as águas da chuva (e de outras fontes) tenham um caminho de escoamento adequado.

1-proteger_muro_contra_infiltracao

Em ambos os casos o recomendado é contratar os serviços de um profissional qualificado da área, que irá identificar a melhor solução para resolver os problemas de infiltração no muro de sua casa.

Fonte: Google Imagens

Vale lembrar também que sai mais barato evitar o aparecimento da infiltração do que consertar os estragos, já que os danos podem ser muito maiores.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *