Home » Arquitetura » Obra e Reforma » 5 maneiras de aumentar o conforto acústico em casa e pequenas dicas

5 maneiras de aumentar o conforto acústico em casa e pequenas dicas

5 maneiras fáceis de aumentar o conforto acústico em casa. Obter um bom conforto acústico em casa é fácil, bastarusar algumas técnicas simples e que ajudam a diminuir o som nos ambientes.

13/11/2014 15h36m. Atualizado em 29/04/2015 14h21m por:

 

Morar em uma região tranquila e mais silenciosa é uma ótima solução para que possamos ter uma boa noite de sono, e também uma vida mais tranquila e cheia de paz. Porém, este cenário vem se tornando cada vez mais difícil, principalmente nas grandes cidades, que possuem sons e ruídos bem variados, e muitas vezes que causam um incomodo bem acentuado nos moradores.

Sem falar nas pessoas que moram em apartamentos, onde fica bem mais difícil abafar o som vindo do apartamento vizinho, e até mesmo do próprio apartamento.

Os tipos de sons que podem prejudicar o descanso

E toda esta agitação acaba causando um nível de ruído que acaba prejudicando a vida de todos na casa, seja para uma boa leitura, assistir televisão ou mesmo uma noite bem dormida. Estes sons possuem um nível de intensidade medido em decibéis, que quando ultrapassam os 40 decibéis em um ambiente já causa um incomodo bem considerável.

2-como ter confort acustico em casa

Os sons também são classificados em dois tipos, o aéreo, que é causado pelas vibrações das moléculas de ar vindas da fala ou do toque de um instrumento; e o de impacto, que é causado pelo choque de um objeto contra uma estrutura rígida, como é o caso do movimento dos carros pelas ruas ou os passos no andar de cima. As casas também precisam de proteção contra ruídos.

5 maneiras para aumentar o conforto acústico em casa

Apesar de incômodos, cada um destes sons pode ser minimizado dentro de nossas casas com o uso de técnicas que garantam o conforto acústico, e que veremos a seguir:

1. Esquadria de portas e janelas

A primeira dela é verificar a esquadria e o batente de portas e janelas, que ao serem reguladas e lubrificadas já garantem uma boa redução de ruídos. Em alguns casos, a troca de janelas convencionais por modelos antirruídos, que são ideais para quem mora perto dos grandes centros urbanos.

1-como ter confort acustico em casa

Atualmente existem diversas empresas que produzem janelas anti-ruídos.

2. Revestimentos

Para diminuir o som que se propaga pelas paredes e obter um melhor conforto acústico, a dica é utilizar revestimentos que absorvam o som, como a aplicação de tecidos, o papel de parede rugoso, as pedras naturais e revestimentos feitos de cortiça.

5-como ter confort acustico em casa

3. Painéis de madeira

Outra dica para minimizar o som nas paredes é o uso dos painéis de madeira, a aplicação do gesso acartonado, e até mesmo o uso do drywall para revestir as paredes, já que ele é montado com uma estrutura oca, que impede a propagação do som e aumenta o conforto acústico do ambiente.

4-como ter confort acustico em casa

Painéis de madeira ajudam a aumentar o conforto acústico do ambiente.

4. Carpetes e tapetes

Nos pisos a utilização de carpetes e tapetes é uma opção rápida e prática, principalmente em dias de festa aí na sua casa. Os pisos vinílicos também são uma boa opção, e vem sendo muito utilizados como alternativa para redecorar a casa, de forma prática e rápida.

6-como ter confort acustico em casa

Já para quem vai investir na construção ou reforma da casa, pode optar pelo uso de mantas acústicas de poliestireno, que são aplicadas entre o piso e o chão (ou a laje), ou até mesmo a utilização de pisos rústicos e com um bom grau de resistência, que ajudam a diminuir a propagação do som.

Imagens: Google Imagens.

E você conseguiu obter conforto acústico após estas dicas?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *