Home » Arquitetura » Jardim e Paisagismo » 18 modelos de pergolados para sua casa e uso

18 modelos de pergolados para sua casa e uso

18 lindos modelos de pergolados! Conheça o pergolado, uma estrutura decorativa que vai deixar o jardim, a varanda, a garagem ou a fachada de sua casa muito mais charmosa.

26/05/2015 20h15m. Atualizado em 26/05/2015 20h16m por:

 

O pergolado é uma estrutura muito utilizada na decoração de ambientes externos, como jardins, varandas ou pátios, oferecendo desta forma um ar mais saudoso, que relembra a arquitetura de outrora, de maneira elegante e bem convidativa.

Estas estruturas são formadas por pilares bem fixados ao chão, e vigas em paralelo vazadas no topo, que formam uma área vazada, que é ideal para o cultivo de trepadeiras, oferecendo desta forma um sombreado muito bem vindo em muitas ocasiões.

Modelos de pergolados 016

Modelos de pergolados 013

Pergolato usado para cultivo de trepadeiras.

Os pergolados também são conhecidos como caramanchão ou latada, e podem ser projetados em madeira, concreto ou metal, de acordo com sua funcionalidade.

 

O uso do pergolado

Em sua maioria, os pergolados são usados como uma peça decorativa do jardim de casas da cidade ou do campo, onde podem ser recobertos com trepadeiras características de cada região, fixadas com fios de arame ou náilon. Algumas das mais comuns são o sapatinho de judia, a jade, o jasmim, a madressilva e a tumbérgia-azul. Outra opção bem bacana é o maracujá, que tem flores ornamentais e se dá muito bem com o sol abundante, mas este necessita de uma terra bem adubada.

Modelos de pergolados 014

Pergolado moderno de concreto.

Modelos de pergolados 017

Os pergolados também podem ser usados em garagens externas, e nestes casos sua estrutura é recoberta com placas de vidro ou acrílico. Além disso, muitas varandas ou fachadas de casas também podem ser beneficiadas com o uso dos pergolados, e com isso vão ter um visual muito mais charmoso.

Modelos de pergolados 008

Pergolado usado como garagem para carros.

Mas é importante frisar que a estrutura dos pergolados deve ser bem reforçada em sua base com o uso de sapatas, para garantir bom suporte de folhagens ou revestimentos.

Modelos de pergolados 018

Modelos de pergolados 009

Estrutura de concreto do pergolado com trepadeiras ainda novas.

Modelos de pergolados 001

Pergolado para área da piscina com teto de vidro e bambu.

Modelos de pergolados 011

Outra dica é fazer manutenção periódica, que inclui a limpeza, aplicação de pintura ou verniz, de acordo com o material de que ele for construído, já que os pergolados ficam expostos ao tempo.

Modelos de pergolados

E abaixo vocês conferem alguns modelos de pergolados, que vão lhes dar muitas ideias para decorar o jardim, a varanda, a garagem ou a fachada de sua casa:

Modelos de pergolados 015

Modelos de pergolados 012

Modelos de pergolados 010

Modelos de pergolados 007

Modelos de pergolados 006

Modelos de pergolados 002

Modelos de pergolados 005

Modelos de pergolados 004

Modelos de pergolados 003

 

E você tem vontade de montar um pergolado em sua residência?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.