Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Goteira no telhado

Goteira no telhado

12/01/2021 09h34m. Atualizado em 12/01/2021 21h48m por:

 

Esse tema é importante tanto para quem esta enfrentando o problema de goteiras vindas do telhado, como para aquele que esta construindo.

Na construção, é preciso sempre respeitar a inclinação mínima exigida pelo tipo de telha que adquiriu. Cada tipo de telha, pede uma inclinação diferente, em geral telhas de cerâmicas ou de concreto pedem uma inclinação mínima de 30 a 35%

Daremos um exemplo, uma área de 6 metros quadrados que precisa ser coberto. Inicie pegando essa metragem e multiplicando por 0,30 ou 0,35. Caso seja multiplicado por 0,30, o valor vai ficar 1,80 cm. Em alguns casos é necessário até deixar um pouco mais alto, devido ao tamanho da caixa d’água.

Outra coisa que você deve ficar atento, o ripamento tem que ser adequado ao tipo de telha que você escolheu, porque senão a telha não vai encaixar direito, ocasionando a entrada de água e as famosas goteiras.

Os rufos e calhas também podem apresentar problemas se não forem bem feitos e bem encaixados.

Outro fato que pode surgir goteiras, são telhas trincadas, mal encaixadas ou fora de esquadria.

Em relação a colocar manta, vejo como conforto térmico. Elas também tem que ser bem esticadas e colocadas corretamente, senão formam bolsão e ali pode acumular água.

Estes são alguns fatos que podem propiciar um gotejamento vindo do telhado. Fique atento e resolva o mais rápido possível para não ter mais problemas futuros.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.