
O azulejo é um dos revestimentos decorativos mais utilizados quando o assunto é oferecer mais charme e elegância aos diversos ambientes de um imóvel.
Existem inúmeros modelos e formatos de azulejos, que permitem seu uso em áreas internas ou externas, e que vão desde os tipos mais leves e indicados apenas na decoração, até os mais robustos e que podem ser usados em lugares de grande circulação.
E um dos modelos de azulejos muito apreciados na decoração de casas e apartamentos é o azulejo português, que encanta pelo seu charme e simplicidade, que o fizeram uma peça atemporal.
O azulejo português
O azulejo português é um tipo de cerâmica que foi desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos, e que carrega consigo uma história de charme e beleza atrelada aos palácios, templos religiosos, casas de nobres, e muito mais.
Sua origem vem dos árabes, que foram os primeiros a usar o azulejo, e que posteriormente chegou até Portugal e Espanha, por volta do século XV, que logo passaram a aprimorar seus modelos para uso.
Em Portugal o estilo dos azulejos foi ganhando novas formas, e passou dos mosaicos geométricos mais complexos ao uso de figuras simples e encantadoras.
Nesta época, os azulejos eram feitos em tons amarelos, verdes ou castanho-arroxeados, e somente depois vieram os modelos em seu estilo mais atual, com a combinação do azul e branco para compor desenhos variados. Mas ambos os modelos podem ser encontrados a venda em lojas especializadas.
Outra característica marcante do azulejo português é sua fabricação manual, que transcende os tempos, e ainda hoje é muito apreciada por quem gosta de um toque de requinte na decoração.
Imagens de ambientes decorados com azulejo português
E na decoração o azulejo português pode ser usado em diversos ambientes, como a cozinha ou a sala de jantar, como veremos a seguir:
Imagens ilustrativas da internet.