Preservar o meio ambiente vem se tornando uma meta compartilhada por milhares de pessoas em vários lugares ao redor do mundo, e que visa garantir um futuro melhor para as futuras gerações. E uma das formas que vem trazendo benefícios quando falamos em preservação ambiental é a construção de edifícios sustentáveis, que são projetados através do conceito do melhor aproveitamento de recursos para sua construção, e também para sua utilização no dia a dia.
Estes edifícios já são uma realidade em vários países ao redor do mundo, e dentre eles o Brasil, que já é quarto país certificado na construção dos edifícios sustentáveis. E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os edifícios sustentáveis, e conferir alguns modelos aqui mesmo no Brasil.
O que são edifícios sustentáveis
A construção civil é uma área que demanda muitos recursos naturais, e com isso o impacto ambiental acaba sendo enorme em todo mundo. E pensando nisso, ao longo dos anos foi desenvolvido o conceito do edifício sustentável, como uma ventilação adequadas e diversos outros fatores, que é uma maneira de construir ou reformar um imóvel, aproveitando cada recurso empregado, tanto na construção como em sua utilização posterior, de uma forma harmoniosa e que cause menos impacto ambiental.
E isto se torna possível graças a uma série de medidas adotadas em várias etapas da construção e também da utilização do imóvel, tanto em projetos novos, que vão se beneficiar em cada etapa da obra, como em reformas e adaptações aos imóveis já construídos.
Critérios para projetar um edifício sustentável
Dentre estas etapas podemos destacar:
• Posição do imóvel em relação ao sol e aos ventos, o que garante ambientes mais frescos no verão e mais aquecidos no inverno, cômodos mais arejados, e melhor aproveitamento da iluminação natural ao longo do dia;
• Utilização de materiais de construção com baixo impacto ambiental, tanto para sua fabricação como para sua utilização na obra, e que possam de alguma forma ser reciclados com o passar dos anos;
• Utilização de lâmpadas e equipamentos eletrônicos com baixo consumo de energia, e também equipamentos que economizem água, como torneiras inteligentes e vasos sanitários econômicos;
• Plantas na decoração dos ambientes, varandas e quintais, para garantir aumento das áreas verdes dentro das cidades;
• Coleta seletiva do lixo, que pode ser feita em casas e edifícios por todo país, de forma prática e muito benéfica para todos.
Principais edifícios sustentáveis no Brasil
Como vimos acima, a construção de edifícios sustentáveis gera inúmeros benefícios ambientais, e este projeto já vem sendo empregado com grande eficiência aqui no Brasil. E dentre os principais edifícios que utilizam o conceito sustentável em sua fabricação e conservação podemos destacar:
1. Edifício Juscelino Kubitschek, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, no estado de São Paulo;
2. Fábrica da Coca Cola, localizada na Fazenda Rio Grande, no estado do Paraná;
3. Edifício Porto Brasilis, localizado na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua São Bento, no estado do Rio de Janeiro;
4. Complexo de edifícios Energisa, localizados no sertão do estado da Paraíba;
5. Edifício True Chácara Klabin, localizado no estado de São Paulo.
Qual a sua opinião sobre o conceito de edifício sustentável? Deixe sua opinião nos comentários!