Home » Arquitetura » Sustentável » Fossa séptica e sumidouro: instalação e funcionamento

Fossa séptica e sumidouro: instalação e funcionamento

29/01/2021 09h10m. Atualizado em 29/01/2021 21h56m por:

 

Vamos falar sobre a fossa séptica, uma maneira simples e econômica de tratar os esgotos das casas.

A fossa séptica ou tanque séptico é uma maneira sustentável de pensar num tratamento de esgoto, mas não são as únicas formas de resolver esse assunto.

Geralmente são utilizadas em áreas rurais, ou em locais que não tem infraestrutura de coleta de esgoto. em casas pequenas do interior, casa de praia, sítios, ranchos e outros.

As fossas sépticas podem ser pré fabricadas ou mesmo serem feitas no local. Mas o mais importante é elas serem bem feitas para não prejudicar o meio ambiente. As etapas e esquema da fossa é esse abaixo:

O ultimo tanque que é o sumidouro, após o processo de filtração, vai devolvendo bem devagar a agua ao solo sem prejudicar o meio ambiente.

A colocação das caixas da fossa séptica tem que ser de maneira linear, para que haja uma integração correta no tratamento. Vejam a figura abaixo:

A medida ideal de distanciamento da fossa séptica da sua residência deve ser de pelo menos 4 metros. Quanto a distancia dela de um poço, deve ser de pelo menos 30 metros.

A fossa séptica deve ser destinada apenas a coleta dos materiais que vem do banheiro. Evite misturar com dejetos que venham da pia da cozinha, pode prejudicar seu desempenho.

As partes sólidas que ficam na sua fossa, devem ser retiradas por uma empresa especializada, que tenha um descarte apropriado para aqueles resíduos.

*Fotos ilustrativas da internet

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.