A tecnologia em braille facilitou muito o acesso dos deficientes visuais a era digital. No dia a dia eles enfrentam algumas limitações, tais como dificuldade de locomoção, falta de adequação das bibliotecas públicas, além do forte preconceito ainda existente, mas aos poucos os deficientes vêm alcançando o respeito da sociedade.
Com esse movimento de inclusão, os livros estão vindos em audiovisuais, softwares que fazem a leitura das mensagens e textos, lupas ultra potentes, entre outras possibilidades que vem sendo aprimorada para facilitar o acesso aos computadores desse público especial. O que não pode ocorrer é se distanciar do braille, ele quem faz com que o deficiente vire um estudante ativo, com a possibilidade de escrita e alfabetização na prática do contato direto.
Vantagens do uso do braile
Com o método Braille, o deficiente visual além de raciocinar melhor desenvolve a mente através da leitura ativa e escrita, comparada as novas tecnologias que às informações são repassadas pelos computadores.
O braille não deve ser descontinuado, por ser um acessório que facilita a comunicação dos cegos em contato direto com as letras e leituras, por mais que a tecnologia inove, principalmente pelo surgimento dos softwares que fazem a leitura , neste o método é apenas audível. No Braille com o tato eles podem ter contato com as letra e não apenas ouvir.