Home » Arquitetura » Obra e Reforma » 8 reparos fáceis em casa para não ter que pagar alguém

8 reparos fáceis em casa para não ter que pagar alguém

8 reparos fáceis de fazer aí na sua casa, que podem ser feitos sem a necessidade de contratar os serviços de algum especialista do ramo. Ensinamos pequenas dicas que irá facilitar seu cotidiano.

13/05/2015 18h33m. Atualizado em 13/05/2015 21h58m por:

 

Ter uma casa própria e com isso viver livre do aluguel é uma realização maravilhosa, que vem se tornando realidade para muitas famílias, em especial nos últimos anos. Mas para manter uma casa sempre limpa e bem organizada às vezes é necessário realizar alguns reparos, como a troca de um interruptor ou mesmo desentupir uma pia, e muitas vezes não sabemos ao certo como fazer isso.

E nestas horas o primeiro impulso é chamar os serviços de um especialista para resolver cada um destes problemas em nossa casa. Mas se pararmos para pensar, muitos destes problemas podem ser resolvidos em apenas alguns instantes, e o que nos falta na hora saber ao certo o que fazer.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 001

Você pode fazer pequenos reparos em sua residência.

Dicas de reparos fáceis que você mesmo pode fazer na sua casa

Pensando nisso hoje viemos lhes mostrar algumas dicas de reparos fáceis que você mesmo pode fazer aí na sua casa, sem a necessidade de contratar alguém. Para isso basta ter em mãos um alicate, uma chave de fenda e iniciar os reparos:

Para as portas da casa com aquele chiado horrível, a solução pode ser um bom aperto nos parafusos, ou mesmo uma boa lubrificada nos pinos de fixação das dobradiças da porta. E para lubrificá-los basta pegar um alicate, remover um dos pinos, e aplicar nele uma cama de vaselina ou óleo de máquina, depois é só por o pino no lugar e limpar o excesso. Faça isso com todos eles e diga adeus ao chiado.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 002

Acabe com o chiado da porta.

Quando a pia está entupida ou com vazamento de água debaixo dela, pode ser algum entupimento no sifão, e isto pode ser resolvido com uma boa limpeza. Para isso coloque um balde debaixo do sifão, e certifique-se que a torneira não esteja aberta. Depois é só desrosquear o cano, que é só encaixado, deixar a água e a sujeira cair no balde, e limpar todo o cano. Feito isso é só recolocar o cano no local. Em alguns casos será necessário trocar o sifão, e para isso basta comprá-lo em uma casa de materiais para construção próxima de sua residência.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 004

Da mesma maneira uma torneira pingando é um problema fácil de resolver, pois basta trocar a borracha de vedação interna, que pode ser encontrada até no supermercado. Para fazer a troca feche o registro de água, e use uma chave inglesa ou alicate para tirar à parte superior da torneira, dando acesso à borracha de vedação. Troque-a por uma nova e monte tudo novamente, e a goteira estará consertada.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 005

Torneira pingando pode ser fácil de arrumar.

No banheiro a tampa do vaso antiga ou quebrada pode ser substituída por um modelo mais atual e macio, como é o caso das tampas almofadadas. E isto pode ser feito soltando as porcas de plástico dos parafusos da tampa com as mãos mesmo, já que são fáceis de soltar, e depois encaixando a nova no local.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 006

Um ralo entupido na hora do banho também é uma situação bem chata, mas pode ser resolvida de maneira simples. Para isso abra a tampa do ralo, e retire o parafuso de limpeza do sifão. Depois é só usar um fio de arame com um ganchinho na ponta para remover a sujeira, que em geral é composta por cabelos, e costuma deixar o ralo entupido. Depois é só fechar tudo e voltar a tomar banho sossegado.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 007

E para consertar aquele chuveiro que tá saindo pouca água, ou espirrando a água pra todos os lados durante o banho, basta retirar sua tampa antes de ir tomar banho, e limpar cada furo com uma agulha. Depois é só rosquear a tampa novamente e seu banho será muito melhor.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 008

Reparar chuveiro entupido.

Nossa última dica é a troca da tomada ou interruptor com defeito, e para fazer a troca, primeiro desligue o disjuntor, para evitar o risco do choque, e em seguida use uma chave de teste para ver se não tem energia passando na tomada. Em seguida desparafuse o espelho, e logo abaixo o interruptor ou tomada com defeito, e você verá os fios de ligação. Desparafuse um de cada vez, e encaixe sua ponta no modelo novo, fixando bem. Ao final remonte tudo e religue a energia para tudo voltar ao normal.

Reparos fáceis para não ter que pagar alguém 003

Vale lembrar que, em caso de dúvidas, em especial com reparos na rede elétrica, consulte um profissional capacitado, para evitar riscos de acidentes domésticos aí na sua casa.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.