Home » Arquitetura » Hidráulica » Caixa acoplada ou válvula de descarga de parede no banheiro, qual usar?

Caixa acoplada ou válvula de descarga de parede no banheiro, qual usar?

Confiram as diferenças entre a válvula de descarga de parede o a caixa acoplada de descarga, e saibam qual o modelo mais indicado para usar.

12/11/2014 13h24m. Atualizado em 13/03/2015 22h29m por:

 

O vaso sanitário é um dos itens indispensáveis em banheiros ou lavados de casas, apartamentos ou escritórios, e seu funcionamento depende da vazão de água sob pressão, para o descarte adequado da urina e das fezes depositadas em seu interior diretamente para o sistema de esgoto residencial. Para que a água entre dentro do vaso existem dois mecanismos muito utilizados, que são o da válvula de descarga de parede e o da caixa acoplada. Ambos os mecanismos cumprem bem o seu papel, porém, cada um apresenta características próprias de instalação e manutenção.

E hoje viemos lhes falar um pouco mais sobre cada um dos sistemas, e qual deles trás mais benefícios durante o uso.

A válvula de descarga de parede

A válvula de descarga de parede é um tipo de registro, que é instalado no meio de um cano na parede conectado a caixa d’água, e com a outra extremidade instalada diretamente no vaso sanitário.

Este registro possui um sistema de acionamento manual, conectado a uma mola interna, que permite a entrada de um volume de água dentro do vaso sanitário, e que se fecha automaticamente de acordo com o ajuste da mola.

1-Caixa acoplada ou válvula de descarga de parede no banheiro, qual usar

Desta forma, quando a válvula na parede é acionada, ela permite a entrada de água com bastante pressão, facilitando assim o descarte da urina e fezes dentro do vaso sanitário.

A caixa acoplada

Já a caixa acoplada é um sistema semelhante a uma caixa d’água que é instalado na parte de trás do próprio vaso sanitário. Este sistema possui um botão de acionamento para liberar a água dentro do vaso, e também uma boia, que regula a entrada de água no sistema, preparando-o novamente para uso.

Com isso, após o acionamento do botão de descarga, a água é liberada dentro do vaso em um volume limitado pelo máximo de água que cabe dentro da caixa acoplada.

2-Caixa acoplada ou válvula de descarga de parede no banheiro, qual usar

Além disso, a caixa acoplada permite a utilização de um botão de duplo acionamento, que libera apenas metade da água da caixa, ou toda ela, de acordo com a necessidade de uso.

Qual sistema é melhor para uso

Como vimos ambos os sistemas possuem o mesmo propósito, mas cada um tem um funcionamento diferenciado em relação ao outro modelo.

Nos sistemas de válvula de descarga de parede a água escoa pelo vaso com uma pressão bem maior, de acordo com a altura do cano em relação à caixa d’água, porém, com um consumo mais elevado de água, enquanto a caixa acoplada garante o baixo consumo de água, e pode ser regulada com um bom volume de pressão a ser despejada dentro do vaso.

3-Caixa acoplada ou válvula de descarga de parede no banheiro, qual usar

Já em matéria de custos de instalação, o de válvula de descarga de parede é bem mais econômica, pois o sistema é muito mais simples de ser montado, enquanto que os vasos com caixa acoplada são muito mais caros.

Apesar disso, para quem estiver na fase de construção ou reforma no banheiro de casa, o ideal é optar pelo uso da caixa com válvula acoplada, que em longo prazo vai garantir muita economia de água e também possui uma manutenção mais econômica, que evita a quebra de paredes em caso de troca ou reparos.

4-Caixa acoplada ou válvula de descarga de parede no banheiro, qual usar

Já quem possui o modelo antigo de válvula de descarga de parede, pode optar pela troca do sistema apenas se for realmente necessária à troca, já que para isso será necessária uma reforma completa no banheiro para sua correta instalação.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *