Home » Arquitetura » Pintura » Como pintar metais em casa com pincel ou spray

Como pintar metais em casa com pincel ou spray

Dicas para pintar metais em casa com spray ou rolo de tinta como portas, janelas, cadeiras ou portões exige alguns cuidados. E ao pintar metais você garante um maior tempo de vida à eles.

06/03/2013 04h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h25m por:

 

Como Pintar Metais em Casa

Toda casa possui diversos objetos que são feitas de metal, como janelas, portas, portões, cadeiras, mesas, dentre outros, que precisam ser bem conservados para durar anos e anos, sem sofrer com os efeitos do tempo, e principalmente da ferrugem, que é o principal agente causador de estragos em superfícies metálicas.

Dentre os principais tipos de metal de que são feitos estes objetos podemos citar o ferro, o alumínio e o aço galvanizado. E cada um deles requer um cuidado especial na hora de realizar a pintura, para que conservem sua aparência e beleza por mais tempo.

Com isso separamos abaixo algumas dicas bem práticas para que você possa pintar metais em casa como suas portas e janelas, ou outras superfícies de metal ai na sua casa, de forma simples e bem planejada.

como+pintar+metais+em+casa5

Pintar metais em casa.

Dicas para Pintar Metais

Confira abaixo algumas dicas para que você possa pintar metais aí na sua casa:

Tenham em casa os seguintes materiais:

• Lixa para remoção de tinta de metais (cada lixa tem um modelo especifico que irá depender do metal que será lixado);
• Solvente para limpeza de peças em metal;
• Tinta zarcão para proteção de ferro;
• Primer para proteção de alumínio ou aço galvanizado;
• Tinta esmalte ou tinta óleo, conforme o tipo de metal;
• Rolo e pincel pequeno;
• Pano ou flanela para limpeza do metal;
• Fita adesiva;
• Luvas de borracha para pintar metais em casa;
• Mascara de proteção para rosto;
• Óculos de proteção para os olhos;
• Jornais ou revistas velhas.

como+pintar+metais+em+casa6

Materiais e dicas para pintar metais.

Preparação da Pintura de Metais

A primeira etapa da pintura de metais começa com a remoção de objetos próximos para evitar a sujeira ou o acumulo de pó. Depois forre o local com jornais ou revistas velhas, para evitar que o piso fique sujo de tinta. Outra dica é usar fita adesiva rende ao metal de portas e janelas, para que as paredes não sejam pintadas por engano. Depois disso você deve lixar o metal que será pintado, para retirar ferrugem e todo excesso de tinta velha acumulada. No caso de ferrugem você pode usar esponja de aço ou uma espátula para ajudar na remoção da ferrugem. Lembre-se de usar o equipamento de proteção (luvas, máscara e óculos).

Aqui vale o alerta, se você for pintar superfícies novas, que são feitas de alumínio ou aço galvanizado, você não deve usar a lixa, para que a peça não seja danificada.

como+pintar+metais+em+casa2

Preparação para pintar.

Primeira Demão

Após esta etapa de pintar metais em casa você deve umedecer o pano com solvente e aplicar em toda área que será pintada, para remoção da sujeira e gordura acumulada no metal. Aguarde o produto secar para começar a próxima etapa.

Depois você deve aplicar uma camada protetora sobre o metal, para evitar o aparecimento de ferrugem. Aqui você deve aplicar uma ou duas demãos de tinta zarcão sobre peças de ferro, e uma ou duas demãos de primer em objetos de alumínio ou aço galvanizado. Espere secar completamente o produto utilizado nesta etapa.

como+pintar+metais+em+casa3

Primeira demão.

Segunda Demão

Agora é só aplicar duas demãos de tinta óleo ou tinta esmalte sobre o metal, para que a peça ganhe uma nova vida. Lembre-se que você deve aguardar a primeira demão secar um pouco para começar a segunda demão.

Gostou das dicas para pintar metais?

E uma dica final é não deixar o pincel muito úmido, para que a tinta não escorra pelo local a ser pintado, causando algumas bolinhas indesejáveis de tinta.

como+pintar+metais+em+casa4

Segunda demão.

Vídeo

O vídeo ensina como pintar metais e aço galvanizado em sua casa e os cuidados que se deve tomar:

Gostou das dicas para pintar metais em sua residência?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *