Home » Artesanatos e DIY » DIY e Projetos » Pintar sofá de tecido passo a passo e 5 dicas certeiras

Pintar sofá de tecido passo a passo e 5 dicas certeiras

Qual a melhor tinta para pintar sofá de tecido. 5 dicas de como pintar sofá de tecido aí na sua casa, e com isso de vida nova ao sofá da sala, de uma maneira prática e que combine com a decoração.

29/01/2015 15h33m. Atualizado em 14/05/2015 20h54m por:

 

O sofá é um dos móveis mais importantes de uma sala, pois oferece conforto para família nos momentos de lazer e descanso, e ainda é ideal para receber os amigos para um gostoso bate papo nos finais de semana. E com o passar do tempo, os sofás vão perdendo seu charme e elegância, principalmente os modelos feitos em tecido, que vão ficando meio apagados e com visual desbotado.

Pintar-sofá-de-tecido-001

Nestas horas uma das soluções para resolver o problema é a compra de um novo modelo. Porém, existe uma alternativa bem viável para revitalizar este sofá de tecido, que é com a aplicação de uma pintura para dar vida nova ao visual do sofá.

1. A pintura em sofás de tecido

A pintura em um sofá de tecido pode ser feita para renovar o visual daquele sofá meio apagado com o tempo, ou o modelo que você ganhou da sua vovó, ou até mesmo um modelo comprado em brechós.

Ela é feita com o uso de tintas específicas para esta ocasião, mas para isso é necessário que eventuais rasgos no tecido sejam consertados com antecedência, e que todo sofá passe por um processo de limpeza profissional, para remoção de toda sujeira acumulada ao longo dos anos.

Pintar-sofá-de-tecido-002

Limpe bem o sofá antes de pintar.

Estas etapas vão facilitar a adesão da tinta, evitando assim o aparecimento de manchas que podem prejudicar o trabalho final.

Vale lembrar que, antes de realizar a pintura no sofá, verifique se todos na casa gostam da mudança, ou mesmo se a estrutura do sofá não precisa de reparos, que podem encarecer o resultado final, e com isso esta solução talvez não seja a mais indicada.

2. Escolha da tinta ideal

Para pintar sofás de tecido é necessário utilizar tinta de tecido industrial, que é formulada para aplicação em sofá/tecido, e é ideal para recobrir o tecido do sofá de forma adequada.

– Modelos de capas para sofá de pano;

Outra dica é o uso de tinta acrílica ou látex, misturada com tinta medium para tecidos, que vai tornar a tinta mais maleável para aplicação no tecido do sofá. E nestes casos a aplicação deve ser feita com pincel ou brocha.

Pintar-sofá-de-tecido-005

Cuidado com o excesso de tinta.

Elas podem ser encontradas em lojas de artesanato, ou mesmo de renovação de móveis, aonde o revendedor poderá indicar qual a marca ideal para garantir um bom acabamento no sofá de sua casa.

3. Preparando o ambiente de pintura

Depois é hora de escolher o local ideal para pintura do sofá, que deve ser arejado e bem ventilado, e forrado com tecidos ou papelão para pintura, evitando assim que a tinta se espalhe por todos os cantos.

Utilize também luvas, máscara e óculos de proteção, além de uma roupa mais velha na hora de realizar a pintura.

E forre todas as partes que não serão pintadas do sofá, como os pés ou braços em madeira, com o uso de fitas adesivas e jornal. Esta mesma técnica pode ser utilizada para pintura de cores diferentes no sofá, aonde a parte que não será pintada deve ser toda forrada, para evitar a mistura indevida de cores.

4. Testando a tinta no sofá

E para testar se a tinta é ideal para pintura no sofá de sua casa, compre uma lata e aplique na parte menos visível do sofá, espere algum tempo para secar e veja se a tinta ficou bem aderida, qual foi o tempo de secagem e se a tinta não fica manchada.

Depois jogue um pouco de água no local e esfregue na região um pano de cor clara para ver se a tinta não fica aderida ao pano. Este teste é importante para evitar gastos com uma tinta que não seja ideal para seu tipo de sofá, e também verificar se após todas as etapas da pintura você, sua família e amigos poderão se sentar no sofá por horas e horas em o perigo de manchar as roupas.

5. Como pintar o sofá de tecido

Já para realizar a pintura, o primeiro passo é aplicar uma pequena camada superficial de tinta no sofá, que vai servir como base para aplicação de outras camadas de cobertura.

Comece a aplicação da camada de base na parte de trás do sofá, sempre de cima para baixo, e sempre com o spray a uma distância de pelo menos 15 cm da superfície. Faça passadas de um lado para o outro, e vá descendo para cobrir toda área.

Pintar-sofá-de-tecido-004

Tinta especial para pintar tecidos de sofá.

Nesta primeira etapa é natural que a tinta fique com falhas e não cubra toda área, e é assim mesmo, pois é apenas a base para uma nova pintura. Espere secar, em média por 3 dias, para aplicar novas demãos de tinta.

Este tempo de secagem, embora longo, é fundamental para um bom resultado na pintura. Depois, aplique uma nova demão de tinta e aguarde secar para ver o resultado, e para saber se serão necessárias mais camadas, o que pode variar de sofá para sofá.

Pintar-sofá-de-tecido-003

Tome uma distância ao aplicar a tinta.

Utilize também o pincel para pintura nos cantinhos mais difíceis, ou mesmo para detalhes do sofá. Evite também o uso de muita tinta em cada local, para que seu sofá não fique com o aspecto de um papel machê todo amarrotado, ou mesmo com a tinta descascando.

Com estas dicas dá para revitalizar o sofá de sua casa, de uma maneira criativa e que combine com toda decoração.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *