Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Medidas mínimas para um banheiro e de um box

Medidas mínimas para um banheiro e de um box

Está construindo e não sabe a medida ideal para um banheiro e box? Aprenda qual a medida mínima recomendada para construção de um banheiro, e veja como saber qual a medida ideal para fazer o banheiro de sua casa.

26/02/2015 10h33m. Atualizado em 29/05/2019 21h04m por:

 

Para construir uma casa é necessário criar um projeto arquitetônico, que inclui várias etapas para realização da obra. Dentre elas podemos destacar a criação da planta da casa, a divisão dos cômodos, a escolha dos materiais, o acabamento, etc. Outra etapa importante para montagem do projeto é a medida ideal para cada cômodo, que pode ser feita de acordo com tabelas padronizadas, e que atendam as necessidades de cada morador.

Medidas-mínimas-para-um-banheiro-001

O projeto deve seguir uma medida mínima para não atrapalhar o uso e circulação

Dentre estas medidas temos a medida de construção do banheiro, que pode ser feito com dimensões mínimas, como veremos a seguir:

A medida mínima para construção de um banheiro

O banheiro de uma casa pode ser feito em várias medidas, assim como os outros cômodos de uma casa, e o que vai determinar as dimensões do banheiro é o número de itens que serão instalados nele, como o vaso sanitário, a área do banho, o box e o lavatório, bem como seu estilo, que pode ser simples, funcional ou um modelo luxuoso.

– Tamanho mínimo de um lavabo;

Medidas-mínimas-para-um-banheiro-002

A área mínima para um banheiro deve ser de 1,5m2 a 1,8m2

1. medidas mínimas para banheiro

Com isso, temos uma medida de área mínima de um banheiro que permita a utilização de um vaso sanitário, que varia entre 80 cm até 1 m². Caso ele tenha o vaso sanitário e o lavatório, a medida de área mínima pode ficar em 1,5 m².

Banheiros com vaso sanitário e chuveiro podem ser feitos com tamanho de 2 m², enquanto que um banheiro mais completo, que inclui o vaso sanitário, o lavatório e a área do banho precisa de uma área de 2,5 m².

Medidas do Box

A seguir a medida padrão e mínima para um box de banheiro:

1. Medida mínima para instalação do Box

E para quem deseja instalar um Box no banheiro, evitando assim que o ambiente fique cheio de água durante o banho, pode seguir uma medida mínima para sua instalação.

Medidas-mínimas-para-um-banheiro-003

2. Medida padrão para box

A medida mínima para o Box do chuveiro não deve ser inferior a 80 cm por 80 cm, mas em alguns casos são aceitas medidas de 70 cm por 70 cm. Porém, o ideal é que o Box seja projetado com uma medida de 1 m por 90 cm.

Medidas-mínimas-para-um-banheiro-004

O box deve ficar em uma área mínima de 80x80cm

Projete o banheiro de forma conjunta

O ideal é ter em mente quais itens serão instalados no banheiro, e ir à loja conferir as medidas de vasos sanitários, lavatórios, Box, suportes para toalhas, etc., para determinar qual a medida ideal para construção dos banheiros de sua casa, evitando assim surpresas na hora de finalizar a obra.

Aprendeu qual a medida ideal para um banheiro de box?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.