Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Tamanho ideal de uma cozinha e altura de pia e fogão

Tamanho ideal de uma cozinha e altura de pia e fogão

Quer saber a altura de uma pia e fogão? E qual o tamanho de uma cozinha padrão? Aprenda qual o tamanho ideal para construção e também as medidas indicadas para altura da pia e do fogão aí na sua casa.

26/02/2015 14h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h45m por:

 

A cozinha é um ambiente muito importante dentro de uma casa, que reúne toda família durante as refeições, e que também oferece um espaço muito gostoso para aquele bate tão gostoso e descontraído daquela visitinha rápida no meio da tarde.

Por isso é importante que a cozinha seja projetada como um ambiente funcional, e que ao mesmo tempo tenha espaço adequado para colocação do fogão, geladeira, pia e armários, de forma bem organizada, e que ainda permita a livre circulação das pessoas em seu interior.

E para isso é importante ter em mente qual o tamanho ideal para construção da cozinha, seja em um novo imóvel ou mesmo para quem deseja fazer aquela reforma em sua casa, dando uma repaginada em cada cômodo da casa.

Tamanho ideal para construção da cozinha

A cozinha pode ser feita em vários tamanhos, que podem variar de acordo com seu estilo, como é o caso das cozinhas americanas e as cozinhas integradas.

Tamanho-ideal-de-uma-cozinha-002

Mas o tamanho ideal que uma cozinha deve ter é com uma área de 4 m², que possua um corredor para circulação das pessoas de 90 cm, que facilita a circulação das pessoas no local.

Claro que esta medida pode variar de acordo com cada item colocado dentro da cozinha, como o armário, que pode ser feito sob medida para melhor aproveitamento do espaço, o fogão, a geladeira, a pia ou mesmo uma bancada integrada, que garante mais espaço para preparo de alimentos ou mesmo para colocação de eletrodomésticos, como micro-ondas ou liquidificador.

Altura recomendada para pia e fogão

Na hora de construir ou reformar sempre surgem dúvidas sobre qual a medida ideal para pia ou fogão:

1. Altura padrão para pia

A altura da pia também deve ser observada, para garantir mais praticidade durante o uso. E esta altura deve ser entre 85 cm a 90 cm, com uma profundidade de 55 cm.

Tamanho-ideal-de-uma-cozinha-003

2. Altura de acordo com a necessidade

Mas vale lembrar que a altura ideal da pia deve ser calculada de acordo com a estatura dos proprietários da casa, para não ter uma pia muito alta ou muito baixa, que pode causar dores nas costas ou desconforto na hora do uso.

Altura ideal para fogão

A seguir dicas para altura do fogão:

Tamanho-ideal-de-uma-cozinha-001

1. Medida padrão de um fogão

Já o fogão, em geral, é vendido em medidas que variam entre 85 cm a 95 cm com a utilização do pezinho de apoio, e com isso a escolha deve ser feita de modo semelhante a altura da pia, para facilitar seu uso.

– Modelos de coifas para fogão de embutir;

Tamanho-ideal-de-uma-cozinha-004

2. Fogão embutido e cooktop

Outra opção são os fogões embutidos e os cooktops, que podem ser integrados as bancadas e a pia, e instalados em alturas variadas, de acordo com a altura dos moradores.

E com estas dicas dá para projetar uma cozinha com tamanho ideal aí na sua casa, ou mesmo realizar aquela reforma de todo imóvel com o melhor aproveitamento do espaço em cada ambiente.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.