Home » Seu Lar » Organização » Consertos simples para fazer em casa

Consertos simples para fazer em casa

Confira alguns consertos comuns que você pode fazer em casa, e que vão lhes ajudar na hora de um aperto inesperado.

25/01/2018 07h43m. Atualizado em 24/01/2018 21h46m por:

 

Torneira da pia pingando, porta rangendo, tomada antiga que precisa ser trocada? Bom creio que todos já enfrentaram problemas como estes em casa, e que na hora não souberam ao certo o que fazer.

Pois saiba que muitos destes contratempos podem ser resolvidos em casa mesmo, de uma forma prática, e sem a necessidade de um profissional do ramo.

Pensando nisso, hoje viemos lhes mostrar algumas destas dicas, que vão lhes ajudar na hora de fazer pequenas reparos em casa.

Reparo de torneiras pingando

O vedante para torneiras, também conhecido como borrachinha, carrapeta ou courinho, pode ser comprado até nos mercados regionais, se adapta na maioria das torneiras de pias e tanques, e sua troca é bem simples.

Consertos simples para fazer em casa 002

Para isso basta fechar o registro geral de água, que em geral fica no banheiro, e depois com um alicate, ou chave inglesa, é só desrosquear a parte de cima da torneira. Depois é só substituir o vedante por um novo, e a torneira não deverá pingar mais.

Dobradiças das portas barulhentas

As dobradiças das portas de casa são feitas de metal, e com isso devem ser lubrificadas periodicamente, para evitar o atrito entre as peças e o pino de ferro, que acabam causando o barulhinho quando ela é aberta.

Consertos simples para fazer em casa 003

E para isso vocês podem usar um óleo lubrificante multiuso, como o WD ou óleo de máquina Singer, são indicados para lubrificar estas juntas, ou outras peças de metal.

Chave da porta enroscando

Quando a chave da porta começa a enroscar, fica até difícil abrir ou fechar as portas, portões ou cadeados, e isso pode até ocasionar a quebra da chave.

Consertos simples para fazer em casa 004

E uma dica super simples para resolver isso é com um lubrificante seco, como o pó de grafite, que pode ser comprado em diversas lojas, ou vocês podem usar os lápis da criançada, e passar algumas vezes a ponta nas ranhuras da chave.

Troca de lâmpadas

A troca de lâmpadas queimadas da casa é uma tarefa simples, que pode ser feita tomando-se alguns cuidados. Primeiro compre uma lâmpada na voltagem adequada (em geral 110v para residências). Em seguida use uma escadinha ou cadeira firme (feita de madeira ou metal) para alcançar a lâmpada queimada. Daí é só segurar no bulbo da lâmpada (lâmpadas incandescentes antigas e depois que esfriarem), ou na base dela (lâmpadas fluorescentes possuem uma base) e girá-la para soltar.

Consertos simples para fazer em casa 005

Se for preciso segure no suporte da lâmpada (plafon), mas não segure em peças metálicas ou nos contatos elétricos, pois estes podem dar choque. Em seguida é só rosquear a lâmpada nova para iluminar todo o ambiente novamente. Obs: nunca troque a lâmpada com os pés ou corpo molhado.

Desentupir a pia da cozinha ou banheiro

Debaixo da pia da cozinha é instalado um cano em S, ou um cano sanfonado, chamado de sifão, que serve para armazenar um pouco de água nos elos para evitar a volta do mal cheiro pelo ralo. E conforme usamos a pia, a gordura e a sujeita acabam se acumulando neste sifão, e com isso a água não escoa, ou escoa muito devagar.

Consertos simples para fazer em casa 006

Isso pode ser resolvido desencaixando, ou desrosqueando o sifão embaixo da pia, para retirar a sujeita com a ajuda de uma escova, ou algum objeto que entre no cano. Depois é só encaixar novamente o sifão, e tudo estará resolvido.

Troca do sifão da pia da cozinha

Outra dica aqui é a troca do sifão sanfonado, que acaba ressecando com facilidade. E sua troca é bem simples, pois basta desrosquear o sifão das duas pontas na pia, e depois rosquear cada ponta novamente, conforme apresentado neste vídeo tutorial, do canal Roberta com Tudo:

Não se esqueça de usar uma fita veda rosca para firmar melhor o sifão, e de colocar uma bacia embaixo do sifão antes de começar a manutenção.

Consertos simples para fazer em casa 008

Com estas dicas os pequenos reparos aí na sua casa vão ser bem mais fáceis de fazer.

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.