O MDF, ou Fibra de Intensidade Média (Medium Density Fiber), é um material feito a partir de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas, que possuem aspecto semelhante à madeira.
Estas chapas são muito utilizadas em diversas áreas, como na construção civil, e em especial, para produção de móveis variados, como estantes, nichos, armários, etc.
Outra área em que o MDF faz muito sucesso é no artesanato, aonde ele é usado para produção de peças variadas, como caixas de maquiagem, porta jóias, quadros, painéis decorativos, caixas de presentes, vasos, e muito mais.
Estas peças em MDF para artesanato são vendidas em lojas de armarinho por todo país, e podem ser pintadas ou decoradas de várias formas.
Passo a passo para pintar MDF em casa
Por isso hoje viemos lhes mostrar as dicas para pintar MDF aí na sua casa, de forma simples e bem artesanal.
Neste vídeo da artesã Greice Cavalcante vocês conferem o passo a passo para pintar caixinhas em MDF aí na sua casa (ou outras peças de MDF), com o uso de tinta acrílica, pincel, rolinho de pintura e lixa:
E depois de prontas as caixinhas, ou outras peças em MDF, podem ser usadas como porta objetos, itens decorativos ou mesmo dadas de presente em ocasiões especiais.
5 dicas especiais para pintura em MDF
Separamos abaixo mais algumas dicas para lhes ajudar na pintura de MDF aí na sua casa:
• Todo material para pintura em MDF, juntamente com uma variedade de modelos de caixinhas e outros objetos de MDF, podem ser encontrados em lojas de armarinho ou bazares, e com isso fica mais fácil comprar tudo de uma única vez;
• A escolha da lixa é feita de acordo com seu número, onde números baixos (60, 80, etc.) são de lixas mais ásperas e recomendadas para retirar tinta gasta ou para lixar superfícies mais duras, como madeira ou MDF cru; já as lixas com numeração mais alta (220, 320, 400, etc.) são indicadas para dar acabamento, ou seja, para deixar a peça bem lisa e pronta para pintura
• Algumas peças de MDF já vêm prontas para pintura, e com isso dispensam o uso das lixas. E para escolhê-las basta pedir ajuda a vendedora na hora da compra;
• O MDF é um material que absorve muita tinta na primeira demão, e por isso o recomendado é aplicar a tinta branca em toda peça nesta primeira etapa, e somente depois aplicar as demãos de tinta colorida, e com isso o trabalho será bem mais rentável;
• O rolinho de espuma e o pincel combinados facilitam o trabalho de pintura, mas para que eles durem por mais tempo é importante lavá-los após a aplicação de cada demão de tinta. O mesmo vale para o verniz, que seca muito rápido no pincel, e depois se torna dificílimo de ser removido.
Com estas dicas vocês conseguirão dar seus primeiros passos nesta área de pintura em MDF, e com toda certeza aos poucos irão aprimorar seus trabalhos em casa, podendo até ganhar uma boa renda extra mensal.