As pessoas falam que construir ou reformar se gasta muito. Mas isso ocorre porque muitas vezes, as pessoas não tendo um bom planejamento gastam mais do que deveriam por pequenos detalhes
A primeira dica para quem vai construir do zero, contrate um projeto executivo da obra, ele engloba não só arquitetura, mas também projeto de estrutura, como também os complementares de instalação hidráulica, elétrica, esgoto.
Sendo que este tipo de projeto pode fazer você economizar até 30% do valor da obra. Não pense neste projeto como um gasto, mas como um investimento que valerá a pena, pois vai deixar o planejamento redondo evitando desperdício.
A dica numero dois, tente comprar os acabamentos direto da fabrica ou de fornecedores, mas para conseguir isso, a compra tem que ser numa quantidade considerável. Ou caso não arranje um fornecedor, tente comprar tudo em um local só, geralmente nesse caso, eles sempre dão um bom desconto e facilita o pagamento.
A terceira dica, é tente comprar luminárias, objetos decorativos direto da internet, mas tem que ser sites confiáveis. Além desse meio facilitar o pagamento, o preço se diferencia bastante de uma loja física.
A quarta dica, faça pesquisa, tente orçar com pelo menos “três” concorrentes. No caso estou falando da mão de obra ( gesseiro, carpinteiro, pedreiro, arquiteto, eletricista, encanador e outros.)
Na quinta dica ter cuidado com o “já que”, tipo ja que estou trocando o piso , vou ampliar tal local, pode virar uma bola de neve, fixe na proposta do projeto inicial para não sair de seu orçamento inicial.
A ultima dica é construir por etapa, no caso estou falando da fundação, estrutura, alvenaria, instalações. Cada uma delas vai consumir um valor de seu orçamento. Se pensar tudo de uma vez, pode perder a mão.
Complementando, se for construir em um condomínio e ainda esta pagando o valor do terreno, faça por etapa, como o exemplo abaixo, a parte preta será construída de imediato e o restante aos poucos.