Ter uma piscina em casa é um atrativo muito especial para garantir muitos momentos de alegria para toda família. E de acordo com as pesquisas recentes, o Brasil já é o segundo país em número de piscinas, o que demonstra que cada vez mais os brasileiros estão buscando garantir conforto em casa. Mas na hora de construir a piscina no quintal de casa surge sempre àquela dúvida sobre qual o modelo ideal para compra, se é a piscina de vinil, de fibra ou de alvenaria.
E pensando nisso hoje viemos lhes mostrar um pouco mais das características de cada modelo, e também seus pontos positivos e negativos para lhes ajudar na escolha ideal.
Principais características das piscinas de vinil, fibra e azulejo
Antes de analisar qual a piscina ideal para instalar aí na sua casa, é importante conferir algumas de suas principais características:
1. Piscina de fibra
Piscinas feitas com fibras de vidro, redondas ou não, de modo semelhante aos barcos, pintura em gel, e vendidas em formatos e tamanhos bem variados. Seu preço é o mais baixo em relação aos outros modelos, e sua instalação leva de 7 a 12 dias. Seu único defeito é que ela não pode ser modelada de acordo com o gosto do cliente;
2. Piscina de vinil
Piscinas recobertas com uma manta de vinil impermeável, que pode ser instalada em qualquer tamanho e formato desejado pelo cliente. Seu tempo de instalação varia entre 30 a 40 dias, e seu preço fica entre a piscina de fibra e a piscina de alvenaria;
3. Piscina de alvenaria
Piscinas feitas de alvenaria ou concreto, e revestidas com azulejos. Seu tempo de instalação varia entre 40 a 90 dias, e seu custo de instalação é bem elevado. Porém elas podem ser modeladas no tamanho e formato desejado.
Vantagens e desvantagens das piscinas de vinil, fibra e alvenaria
A seguir uma lista de vantagens de cada um dos modelos de piscinas.
1. Preço
Como vimos acima uma das principais vantagens a ser levada em conta em cada modelo é seu preço de montagem e instalação, e neste ponto a piscina de fibra leva uma ligeira vantagem sobre as outras.
2. Durabilidade
Já em termos de durabilidade de cada material, temos a piscina de fibra com pintura em gel, que pode durar de 10 a 12 anos; a de concreto, que necessita a troca do rejunte a cada 4 a 6 anos; e a piscina de vinil que requer a substituição da manta vinílica entre 6 a 8 anos.
3. Manutenção
O tempo de manutenção semanal das piscinas também é variável, e pode levar 40 minutos nas piscinas de fibra, e 3 a 4 horas nos outros dois modelos.
4. Segurança da piscina
Em termos de segurança as piscinas de fibra e vinil são muito mais seguras, já que sua superfície lisa não causa arranhões ou machucados, enquanto que trincas ou azulejos lascados podem causar cortes nos banhistas.
Qual modelo escolher: Vinil, Fibra ou Alvenaria
Agora falando na escolha da piscina, tudo vai depender do projeto que você tenha em mente, pois cada uma das piscinas oferece qualidades muito importantes, e que influenciam na escolha do modelo ideal para sua casa
E o recomendado é que, tanto o projeto como a construção da piscina, sejam feitos por profissionais qualificados, o que vai diminuir o risco de infiltrações ou defeitos, e com isso sua família vai ter total segurança para curtir um banho de piscina bem gostoso nos finais de semana.