Home » Principal » Como adaptar um apartamento para idosos: 5 dicas essenciais

Como adaptar um apartamento para idosos: 5 dicas essenciais

Aprenda como adaptar o apartamento para idosos, que podem ser seus pais, avós ou tios, de forma segura e muito confortável. Um apartamento adaptado para idosos pode ser a melhor maneira de previnir acidentes.

17/10/2014 20h33m. Atualizado em 27/11/2014 16h36m por:

 

A vida é feita por muitas fases, onde passamos pelas peraltices de criança, brincadeiras da adolescência, descobertas da juventude, compromissos da fase adulta, e finalmente a terceira idade, que é a idade da sabedoria e reflexão. Mas quando chegamos à terceira idade algumas coisas em nossa vida precisam ser adaptadas ao nosso ritmo, que passa a ser mais moderado e com mais pausas entre as atividades.

E uma das mudanças que precisam ser feitas nesta época da vida é a adaptação do apartamento para dar melhor conforto ao idoso, seja ele nosso pai, nossa mãe ou nossos avós.

Dicas para adaptar um apartamento para idosos

Pensando nisso hoje viemos lhes dar algumas dicas bem importantes de como adaptar um apartamento para idosos, de forma a lhes proporcionar mais segurança e mobilidade, e para que eles tenham mais liberdade dentro da casa.

1-como adaptar um apartamento para idosos

Piso Antiderrapante

Cuidados com o chão

Nossa primeira dica é colocar pisos antiderrapantes em todos os ambientes da casa, para garantir um caminhar mais seguro e sem riscos de quedas, o que pode causar fraturas bem difíceis de cicatrizar conforme o avanço da idade.

Isso pode ser feito com a substituição dos pisos, ou mesmo com o uso de pisos vinílicos e faixas antiderrapantes, que são fáceis de instalar, e não necessitam de uma reforma completa na casa.

2-como adaptar um apartamento para idosos

Barras laterais, cadeira de banho móvel e apoio no banheiro

Banheiro adaptado ao idoso

O banheiro deve ter um foco especial na adaptação para idosos, pois é um ambiente de muita umidade. Nele o uso dos pisos antiderrapantes é fundamental, principalmente na área do Box. Coloque também uma cadeira de banho móvel para auxiliá-lo, evitando assim que ele fique muito tempo em pé.

Barras de apoio também devem ser instaladas ao lado do vaso sanitário, no Box e ao lado da pia, para que o idoso tenha um apoio extra na hora de se levantar ou andar.

Os vasos podem ser substituídos por modelos mais elevados e que são mais fáceis de usar. E devem ser evitados tampos ou prateleiras de vidro, que podem causar acidentes em caso de queda.

3-como adaptar um apartamento para idosos

Iluminação de LED, simples e fácil de instalar

Iluminação adequada

Outro ponto importante é a iluminação do apartamento, que deve garantir boa visibilidade em todos os cômodos, e ser de fácil acesso ao idoso. Aqui um ponto fundamental é deixar o banheiro da casa bem próximo ao quarto do idoso, e com uma iluminação focada em clarear todas as áreas do banheiro, para evitar quedas ou tropeções que podem acontecer durante a noite.

7-como adaptar um apartamento para idosos

Luzes deLED nas laterais da escada

Invista também em luzes de LED nos corredores da casa e no caminho entre o quarto e o banheiro do idoso. Estas faixas devem ficar acessas toda noite, e vão garantir maior visibilidade ao idoso quando ele for ao banheiro ou a cozinha.

Se possível coloque também janelas mais amplas em seu quarto, e com abertura lateral, que é mais fácil para ser movimentada, e vão garantir arejamento adequado ao quarto, e maior entrada de luz natural durante o dia.

4-como adaptar um apartamento para idosos

Quarto com janelas maiores e maior claridade

Móveis e objetos decorativos

Os móveis da casa devem ter cantos arredondados, e serem fixados no chão, para evitar que em um momento de apoio o idoso venha cair no chão. No quarto do idoso não deve ter muitos móveis, para que ele tenha mais liberdade de caminhar.

5-como adaptar um apartamento para idosos

Cozinha com bancada de cantos arredondados

Devem ser retirados vasos de plantas ou itens da decoração que possam cair no chão ao serem tocados, para que não haja risco de cortes nos pés do idoso. Tapetes também devem ser evitados, pois são muito escorregadios em qualquer situação.

E ao lado da cama deve ser colocado um criado mudo na altura da cama, e sobre ela apenas objetos que serão usados pelo idoso, como uma garrafa d’água, um telefone, um livro, seus óculos ou um relógio.

6-como adaptar um apartamento para idosos

Maçaneta de alavanca personalizada (existem diversos modelos)

Portas e escadas

Para facilitar a abertura das portas, substitua as maçanetas redondas por modelos com alavanca, que são mais simples de abrir, e não requerem tanta força.

Caso seu apartamento tenha escadas, o recomendado é que o idoso tenha seu quarto no andar de baixo, ou ela seja atenuada com uma rampa. Mas se isso não for possível, deve ser construído um corrimão em todo percurso da escada, que irá facilitar suas subidas e descidas.

E coloque também as luzes de LED nas escadas, bem como piso antiderrapante, para evitar acidentes, principalmente durante a noite.

Com estas dicas dá para ter um apartamento bem confortável para seus pais e avós, e com a garantia de total segurança e mobilidade a eles e a toda família.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *