O loft é um conceito de moradia que, apesar de ser nascido por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, a cada ano ganha novos ares, e com isso tem se tornando uma opção de moraria elegante e confortável, e que une em um só local a sustentabilidade, a economia energética, a boa acessibilidade e também as tendências modernas da decoração.
E isto ocorreu de forma mais intensa depois que o loft passou a ser visto em filmes consagrados, como Ghost e Flashdance, e até em seriados atuais, como Smallville.
Desta forma, a cada ano os lofts urbanos, como são popularmente conhecidos atualmente, estão sempre presentes em eventos voltados ao setor da decoração, como o Casa e Cor, e também são morada de diversas celebridades.
O surgimento do Loft
Em uma tradução literal, o termo loft quer dizer, em inglês, região elevada. E a palavra loft se refere ao sótão ou mezanino de um imóvel, e é relacionado ao espaço localizado logo abaixo do telhado, e que é muito utilizado para armazenamento de materiais. Este espaço está presente em galpões de indústrias, celeiros, galpões e casas, e seu uso na área de arquitetura é datado desde o século XIII.
Na época surgiu a expressão hayloft, que designava um espaço destinado ao armazenamento do feno no mezanino dos celeiros, e que também servia como moradia para os empregados das fazendas.
Muito tempo depois, por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, os grandes galpões abandonados das indústrias passaram a ser usados como moradia barata, que eram a única opção para os trabalhadores de a época ter um local para dormir, e que fosse próximo de seus empregos.
A partir daí foi criado o conceito de loft urbano, que era a adaptação da parte superior dos grandes espaços em moradias, com pé direito mais elevado, sem divisão entre os ambientes, e com o dormitório sendo construído na área do mezanino.
Os Lofts na atualidade
Com o passar dos anos, e com os lofts entrando cada vez mais em evidência, eles passaram a ser usados como moradia não só para os moradores com baixa renda, mas se tornaram opções muito elegantes de moradia para todas as classes sociais, sendo criado assim o conceito de Loft Living, ou vida em lofts.
Desta forma os lofts não são mais construídos apenas em galpões de fábricas ou regiões abandonadas, mas também são projetados por arquitetos em todas as partes do mundo, mantendo sempre seu estilo característico, que é o da amplitude do espaço com o pé direito elevado, ambientes construídos em plano aberto, e dormitórios localizados na região do mezanino, o que os diferencia dos apartamentos com dois andares.
Isto garante aos lofts maior aproveitamento de iluminação natural, melhor circulação de ar no ambiente, o uso do design universal, que é focado no melhor aproveitamento do espaço decorativo, e muito mais.
Modelos de Lofts urbanos
E abaixo vocês conferem alguns modelos de lofts urbanos, que são charmosos, elegantes e podem ser encontrados no Brasil e em várias partes ao redor do mundo:
A decoração industrial está em alta para lofts em todo mundo;
Janelas grandes fazem parte da maioria dos lofts de luxo;
A decoração rústica normalmente é usada em lofts;
Fábricas antigas são transformadas em lofts de luxo em alguns países;
E você gostou dos modelos de lofts urbanos?