Home » Seu Lar » Limpeza » Como limpar sofá de couro pigmentado e couro anilinados

Como limpar sofá de couro pigmentado e couro anilinados

Aprenda como limpar um sofá de couro e conserva-lo adequadamente. Veja também dicas para saber qual o tipo de couro que reveste seu sofá.

27/02/2013 07h33m. Atualizado em 21/08/2015 14h28m por:

 

Os móveis de couro são, no geral, peças finas e também muito delicadas, que deixam o ambiente muito mais elegante e sofisticado, principalmente em escritórios e recepções de hotéis.

Mas para limpar e conservar um sofá de couro são necessários certos cuidados de conservação e limpeza, para garantir que a peça dure por anos e anos, sem ficar danificada com o tempo. E o principal deles é a hidratação, que deve ser feita periodicamente devido ao couro ser um tecido semelhante à pele humana, que também necessita de hidratação constante para se mantiver bem cuidada.

Tipos de sofás de couro

Existem vários modelos de sofás de couro, mas no geral, eles são feitos de dois materiais, o couro pigmentado (liso) e o couro anilinados.

como limpar sofá de couro-01

A limpeza do sofá de couro deve ser executada com muito cuidado. Foto: Reprodução.

O couro anilinado (camurça, nobuque e couro cru) é mais macio e aveludado, e sua coloração é obtida através de produtos químicos, que dão a tonalidade ideal para cada peça, mas sensíveis à água. Já o couro pigmentado é mais rústico, e não absorve água com tanta facilidade. Por isso, para limpar sofá de couro anilinados deve ser feitas com mais cuidado do que a limpeza de sofás feitos de couro liso. E na dúvida você pode consultar a descrição na etiqueta do sofá, ou entrar em contato com o fabricante para maiores informações sobre limpeza e conservação de seu produto.

Como fazer a limpeza do sofá de couro

Para quem possui um sofá de couro liso, a limpeza pode ser feita com um pano umedecido em uma solução com água e um pouco detergente neutro próprio para uso em carpetes, ou um limpador multiuso. Depois você pode aplicar um pano umedecido em uma mistura de 3 litros de água, mais 50 ml de vinagre com álcool. Torça bem o pano para não encharcar o sofá, e retire todo excesso de sabão do couro, para evitar manchas após limpar o sofá.

como limpar sofá de couro-03

Sofá de couro branco após uma limpeza. Foto: Reprodução

Couro Anilinado

E a limpeza de sofás com couro anilinado, você primeiro deve escovar a peça delicadamente com uma escova própria para lavar roupas. Depois passe o aspirador de pó com cerdas macias para retirar o pó liberado com a escova. Ao final aplique com um pano umedecido uma solução feita com 3 litros de água, mais 150 ml de álcool em toda superfície de couro.

como limpar sofá de couro-02

Passe um pano seco após a limpeza. Foto: reprodução.

Estas etapas de limpeza podem ser feitas a cada 15 dias, para manter seu sofá de couro limpo e bem cuidado.

Já a hidratação de seu sofá de couro deve ser feita com produtos adequados, e que são encontrados no mercado, e são específicos para cada tipo de couro. Ela deve ser feita a cada 8 meses, e ajuda seu sofá de couro a não craquelar ou rachar com o tempo.

Dicas importantes

Antes de aplicar qualquer uma das soluções apresentadas neste artigo para limpar o sofá de couro, passe uma pequena proporção da mistura em uma área de couro menos visível de seu sofá, para certificar-se de que a limpeza não danificará o couro.

E na dúvida consulte uma empresa especializada na limpeza de sofás de couro, ou o site do fabricante, para maiores informações sobre limpeza e cuidados com seu sofá de couro. Aprendeu como limpar o sofá de couro?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *