Home » Seu Lar » Limpeza » Remova mancha de café de tapetes e carpetes em 5 etapas

Remova mancha de café de tapetes e carpetes em 5 etapas

07/05/2015 07h33m. Atualizado em 07/05/2015 16h58m por:

 

O café é uma bebida muito consumida aqui no Brasil, e também em muitas regiões ao redor do mundo, que trás aquela sensação de bem estar, e ainda contribui para melhora da atenção e disposição no dia a dia.

E devido ao seu grande consumo, é inevitável que às vezes aconteça de derrubarmos um pouco de café no tapete da sala, ou mesmo sobre aquele carpete decorativo das paredes do escritório, e isso acaba deixando uma mancha no local.

Esta mancha em muitos casos só é removida após uma limpeza completa, que é feita por empresas especializadas que utilizam produtos específicos para sua remoção.

Remover-mancha-de-café-de-tapetes-e-carpetes-001

Remover mancha de café de tapetes e carpetes

Mas felizmente também é possível remover as manchas de café do tapete ou carpete em casa com o uso de dicas caseiras e produtos do dia a dia, como detergente neutro e vinagre de cozinha.

Como remover manchas de café dos tapetes e carpetes

E para remover as manchas de café dos tapetes e carpetes de sua casa, sejam elas recentes ou antigas, basta conferir as dicas abaixo:

Em primeiro lugar, se você tiver acabado de derrubar o café no tapete da sala de jantar ou carpete, pegue um pano macio de algodão e passe em toda área afetada para absorver o máximo do liquido que conseguir.

Remover-mancha-de-café-de-tapetes-e-carpetes-002

A remoção da mancha de café tem que ser feita na hora.

Esta etapa deve ser feita de fora pra dentro e sempre com movimentos suaves, para evitar maiores danos no local. Faça isso até que a mancha fique com uma coloração bem apagada.

Em seguida, ou caso a mancha de café já esteja ali há algum tempo, prepare uma fórmula caseira que vai lhe ajudar na remoção da mancha. Esta fórmula é feita misturando-se uma colher de sopa de detergente neutro, uma colher de sopa de vinagre e duas xícaras de chá de água.

Molhe um pano macio de algodão limpo na mistura, e aplique sobre a mancha de café, sempre de fora para dentro e em movimentos suaves. Repita esta etapa caso a mancha ainda esteja visível.

Remover-mancha-de-café-de-tapetes-e-carpetes-003

O vinagre pode ajudar na remoção da mancha de café.

Ao final jogue um pouco de água limpa no local, e use um pano limpo para absorver toda umidade. Caso tenha ficado muito úmido, deixe o tapete ou carpete pendurado em um local arejado para secar, evitando assim o aparecimento de fungos no tapete ou carpete.

Dica importante

Antes de aplicar vinagre nos tapetes ou carpetes de sua casa, faça um pequeno teste de segurança para saber se ele não irá danificar as peças.

Este teste é feito aplicando-se um pouco de vinagre em uma região pequena do tapete ou carpete, e esperando algum tempo para fazer efeito. Aplique em uma área pouco visível, e veja se seu tapete ou carpete não vai ficar manchado ou danificado, e só após o teste você poderá usar o vinagre para remover as manchas de café dos tapetes e carpetes aí na sua casa.

Remover-mancha-de-café-de-tapetes-e-carpetes-004

Use um pano limpo e umido para limpar o tapete.

Desta forma fica muito mais fácil remover aquelas manchas indesejáveis de café nos tapetes e carpetes aí na sua casa, de maneira prática e sem a necessidade de gastar com produtos de limpeza específicos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.