Pontos de macramé: Como fazer em casa

A técnica de entrelaçar fios com as mãos é muito antiga, e foi desenvolvida quando as civilizações pré-históricas começaram a unir fibras diversas para se protegerem do frio.

E uma das técnicas que utilizam os fios entrelaçados é a técnica do ponto macramé, que ao longo dos anos foi sendo aprimorada, e que é utilizada para produção mosaicos criativos, de franjas, bainhas das toalhas bordadas, e muitas outras peças artesanais.

Técnica macramé

O ponto macramé é feito através da união de vários fios trançados com os dedos, e amarrados com nós, formando assim linhas geométricas que podem ser usadas para formação dos mais variados tipos de desenhos artesanais.

Já a palavra macramé significa nó, apesar de muitos historiadores acreditarem que o nome é originário do árabe migramah, que quer dizer franja ornamental.

Veja como fazer uma tornozeleira de Macramé!

Pontos principais do macramé

Existem basicamente dois tipos de pontos macramé, que são o ponto nó duplo e o ponto festonê. O ponto nó duplo é feito com três fios, onde o do meio fica esticado enquanto que os fios laterais se entrelaçam nele, formando nós entre si.

Pontos de macramé: Como fazer em casa 2

Pontos de Macramê.

Já o ponto festonê é feito com apenas dois fios, onde um é esticado e o outro se entrelaça a ele, formando assim um nó lateral, que pode ser mudado conforme o lado do fio que fica sobre o nó.

Ponto Festonê

Para lhe ajudar a praticar, confira neste vídeo como fazer o ponto festonê, através de um método bem simples e prático de aprender:

E veja neste outro vídeo como utilizar as técnicas de ponto nó duplo e ponto festonê para criar uma bainha decorativa para panos ou toalhinhas bordadas, dentre outras peças:

Modelos de Pontos de Macramé

Confira abaixo alguns modelos de peças artesanais bem criativas que foram produzidas com o uso do ponto macramé:

Ponto macramé 8

Ponto macramé.

Ponto macramé 7

Ponto macramé 6

Ponto macramé com brilhos.

Ponto macramé 5

Ponto macramé em toalhas.

Ponto macramé 4

Bolsas.

Ponto macramé 3

Guardanapo com ponto de macramé.

Aprendeu como fazer pontos de macramé? Comente!