A técnica de entrelaçar fios com as mãos é muito antiga, e foi desenvolvida quando as civilizações pré-históricas começaram a unir fibras diversas para se protegerem do frio.
E uma das técnicas que utilizam os fios entrelaçados é a técnica do ponto macramé, que ao longo dos anos foi sendo aprimorada, e que é utilizada para produção mosaicos criativos, de franjas, bainhas das toalhas bordadas, e muitas outras peças artesanais.
Técnica macramé
O ponto macramé é feito através da união de vários fios trançados com os dedos, e amarrados com nós, formando assim linhas geométricas que podem ser usadas para formação dos mais variados tipos de desenhos artesanais.
Já a palavra macramé significa nó, apesar de muitos historiadores acreditarem que o nome é originário do árabe migramah, que quer dizer franja ornamental.
Veja como fazer uma tornozeleira de Macramé!
Pontos principais do macramé
Existem basicamente dois tipos de pontos macramé, que são o ponto nó duplo e o ponto festonê. O ponto nó duplo é feito com três fios, onde o do meio fica esticado enquanto que os fios laterais se entrelaçam nele, formando nós entre si.
Já o ponto festonê é feito com apenas dois fios, onde um é esticado e o outro se entrelaça a ele, formando assim um nó lateral, que pode ser mudado conforme o lado do fio que fica sobre o nó.
Existem as técnicas de ponto nó duplo e ponto festonê para criar uma bainha decorativa para panos ou toalhinhas bordadas, dentre outras peças:
Modelos de Pontos de Macramé
Confira abaixo alguns modelos de peças artesanais bem criativas que foram produzidas com o uso do ponto macramé:
Aprendeu como fazer pontos de macramé? Comente!
Eu amei este macrame colorido (8) seria possível vocês passarem a técnica de como se entrelaça a linha colorida no centro.
Fico no aguardo, pretendo saber fazer uma
Obrigado
Maria Amélia
Gostaria de saber como é feito o nó corrente duplo no macramê. Obrigada