Home » Arquitetura » Projeto e modelos de casas sustentáveis

Projeto e modelos de casas sustentáveis

02/05/2016 10h13m. Atualizado em 28/04/2016 22h15m por:

 

As casas sustentáveis vêm se tornando um tema amplamente divulgado em inúmeros salões de Casa e Construção em todo mundo, pois oferecem um conceito de construção inovador, e que se integra ao melhor aproveitamento de recursos na hora de construir ou reformar um imóvel.

Dentre as principais metodologias empregadas no projeto de uma casa sustentável temos o foco no uso de materiais menos agressivos ao meio ambiente, como blocos e tintas feitos com elementos naturais e biodegradáveis; o uso de energia solar; o aproveitamento das águas pluviais, dentre outros.

E cada uma destas etapas é idealizada desde o início das obras, o que acaba gerando, a curto e em longo prazo, uma economia financeira muito bem vinda nos dias atuais.

Projeto de casas sustentáveis 001

Algumas etapas do projeto de casas sustentáveis

Durante a construção de uma casa sustentável, várias etapas são levadas em conta para garantir o melhor aproveitamento dos recursos em cada ocasião.

Uma destas etapas é a montagem da estrutura, que pode ser feita com materiais pré-moldados, que geram menos resíduos durante as fases de construção.

Projeto de casas sustentáveis 010

As portas e janelas são projetadas para permitir maior entrada de iluminação e ventilação natural em cada ambiente, o que gera economia de energia e também garante cômodos mais arejados.

Projeto de casas sustentáveis 002

Na laje pode ser montado o telhado verde, uma ideia que permite a montagem de um lindo jardim sobre a casa, com o uso de mantas que absorvem a umidade, e que oferece a redução termina no interior do imóvel.

Projeto de casas sustentáveis 009

No telhado também pode ser instalado o painel solar, que vai garantir energia limpa e reutilizável em vários cômodos da casa, e que permite até um sistema de aquecimento para água encanada.

Projeto de casas sustentáveis 008

Também pode ser idealizado um sistema de captação de águas da chuva, que permite seu armazenamento em local apropriado, e uso posterior em locais que não precisam de água potável, como a limpeza da casa, a descarga do banheiro, regar plantas ou lavar o carro.

Casa sustentável em São José dos Campos - interior de São Paulo

Casa sustentável em São José dos Campos – interior de São Paulo

Casa sustentável construída no interior de São Paulo

Como vimos anteriormente, existem várias etapas que garantem a construção de uma casa sustentável.

E neste vídeo podemos acompanhar algumas destas etapas, que foram usadas para construção desta casa, que foi construída em São José dos Campos, e utiliza inúmeros conceitos de sustentabilidade em todas as fases do projeto:

A casa é um projeto idealizado pelo engenheiro Daniel Secches e pelo arquiteto Lucas Sonnewend, que construíram a casa em um condomínio fechado na cidade de São José dos Campos, e que aos poucos foram colocando em prática ideias que ajudaram a tornar o projeto possível, dentre elas a economia de materiais de construção, o uso de painéis solares, o reaproveitamento da água das chuvas, dentre outros.

Modelos de casas sustentáveis

E abaixo vocês conferem alguns modelos de casas sustentáveis construídas em várias cidades ao redor do mundo:

Projeto de casas sustentáveis 003

Projeto de casas sustentáveis 005

Projeto de casas sustentáveis 017

Projeto de casas sustentáveis 016

Projeto de casas sustentáveis 004

Projeto de casas sustentáveis 007

Projeto de casas sustentáveis 013

Projeto de casas sustentáveis 006

Projeto de casas sustentáveis 014

Projeto de casas sustentáveis 011

Projeto de casas sustentáveis 012

Projeto de casas sustentáveis 015

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *