Home » Arquitetura » Materiais de Construção » Lajes modernas para construção: 2 tipos pré-moldadas x maciça

Lajes modernas para construção: 2 tipos pré-moldadas x maciça

Está construindo e não sabe qual laje usar? Veja qual a importância da laje em uma casa, e quais os modelos de lajes mais modernas que são usadas na construção de casas e prédios.

09/03/2015 14h33m. Atualizado em 13/03/2015 22h46m por:

 

Um dos elementos de construção que estão presentes na maioria das casas por todo pais é a laje, uma estrutura plana, que é feita na grande maioria das vezes de concreto, e é montada logo acima das colunas e vigas de uma casa (ou às vezes apoiada apenas nas paredes), garantindo assim conforto térmico e acústico aos ambientes, ou mesmo um teto.

A laje atua também como o teto de uma casa, que pode ser recoberto com o telhado, que evita o acúmulo das águas da chuva sobre sua superfície.

2-lajes modernas para construcao

Ela também é montada como a divisão entre os andares de um sobrado ou edifício, e pode ser recoberta com forros pré-moldados, que permitem a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos de maneira oculta, e com fácil manutenção.

5-lajes modernas para construcao

Modernização na hora de fabricar as lajes

E ao longo dos anos, o modo como as lajes vem sendo montadas nas residências e edifícios vêm passando por mudanças, que visam o melhor aproveitamento de cada material utilizado para sua fabricação, e também maior resistência e durabilidade estrutural, principalmente para suportar a quantidade de peso sem trincas ou rachaduras.

Entenda: 

A importância de um arquiteto na construção;

4-lajes modernas para construcao

Desta maneira, as lajes podem ser fabricadas em modelos de lajes pré-moldadas ou lajes maciças, como veremos a seguir:

As lajes pré-moldadas

Lajes pré-moldadas também são conhecidas como lajes pré-fabricadas, são muito utilizadas na construção residencial, pois chegam à obra quase prontas para uso.

Aprenda:

– Plantas baixas para construção e representação de laje;

Elas são compostas por placas, vigas ou painéis de concreto, que são preenchidos com vários tipos de materiais, de modo a criar uma estrutura resistente.

3-lajes modernas para construcao

Dentre estes materiais temos as lajotas de cerâmica, que eram muito utilizadas antigamente para montagem desta estrutura de laje, por serem mais baratas e práticas de montar, mas que se quebram com facilidade na hora do transporte e montagem.

Aos poucos a lajota deu lugar aos blocos de isopor, que são mais leves e fáceis de usar, e permitem a instalação de canos e conduítes com muita facilidade, mas que necessitam que os blocos de isopor sejam revestidos com uma cola especial na hora de aplicar o reboco.

Mais recentemente temos as lajes treliçadas, que são feitas com o uso de painéis de concreto, que se encaixam uns nos outros, formando assim uma estrutura mais resistente e ideal para uso em grandes áreas. Seu único inconveniente é que necessitam de uma grande estrutura de madeira para suportar seu peso na hora de preencher a laje com concreto, e com isso seu preço é bem mais elevado.

As lajes maciças

E temos também as lajes maciças, que são modeladas na obra por cima de uma forma de madeira, que possui uma estrutura fabricada com vergalhões, aonde todo concreto é despejado, formando assim uma estrutura única e muito resistente, principalmente contra rachaduras e fissuras.

Este tipo de laje é muito utilizado em prédios e construções de grande porte, pois a estrutura do imóvel deve ter colunas e vigas bem reforçadas, para suportar todo o peso que a laje irá proporcionar ao imóvel.

1-lajes modernas para construcao

Com isso, as lajes maciças acabam sendo os modelos mais caros da atualidade, mas que garantem a solidez das grandes obras em todas as partes do mundo.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.