Home » Arquitetura » Elétrica » Interruptores para residência: A instalação de um simples e modelos inteligentes

Interruptores para residência: A instalação de um simples e modelos inteligentes

Interruptores são equipamentos indispensáveis em nossa casa, e que atualmente já possui modelos inteligentes e que facilitam nosso dia a dia.

07/04/2014 07h33m. Atualizado em 13/03/2015 21h03m por:

 

Interruptores para residência 001

O interruptor é um acessório projetado para cessar o fluxo de corrente elétrica de um equipamento, como é o caso das lâmpadas de nossa casa. Sua utilização é feita em todos os tipos de ambientes, tanto internos quanto externos, o que garante a instalação de pontos de iluminação, que nos permitem ter um ambiente bem iluminado a qualquer hora.

Eles são vendidos em casas de materiais para construção, em vários modelos e formatos, que combinam com cada estilo de decoração do ambiente.

Além disso, existem os modelos mais sofisticados, que destacamos mais abaixo, que fazem parte dos projetos de automação de residências, e já vem sendo demonstradas em várias partes do mundo, permitindo assim maior praticidade no dia a dia.

Interruptores para residência 3

Interruptores inteligentes para casa

Instalação dos interruptores na residência

A instalação dos interruptores em casas e apartamentos é feita através da criação de um circuito elétrico, que une dois pólos, em geral neutro e fase, que ao serem conectados ao interruptor e a lâmpada, permitem a passagem da corrente elétrica, fazendo assim com que a luz se acenda.

Interruptores para residência 4

Esquema de ligação para interruptores em sua residência

E para saber um pouco mais sobre como instalar um interruptor simples em sua casa basta conferir o tutorial deste vídeo:

Cuidados com a segurança na instalação

Vale lembrar que para fazer a instalação do interruptor é necessário tomar todos os cuidados de segurança, e manter a chave geral ou o disjuntor do ambiente desligado, para evitar o risco de choques.

E em caso de dúvidas o recomendado é contratar os serviços de um bom eletricista, que irá instalar o interruptor aí na sua casa de forma segura e sem riscos.

Interruptores em casa

Interruptores em casa

Interruptores inteligentes para facilitar nosso dia a dia

E atualmente já podemos colocar em nossa casa ou apartamento os interruptores inteligentes, que nos permitem com o toque de alguns botões, ou mesmo via touchscreen, controlar toda iluminação da casa.

Estes modelos de interruptores são conhecidos como Kpads, e permitem uma automação em nossas residências com o uso de várias funções, dependendo do modelo utilizado.

Dentre as principais funções temos o controle das luzes de todos os ambientes da casa, o desligamento de todos os equipamentos eletrônicos conectados a rede de energia, acionamento de som do ambiente, e muito mais.

Interruptores para residência 2

Tome muito cuidado ao mexer com interruptores

Interruptores controlados por smartphone

Além disso, há também os modelos controlados por aplicativos de smartphones, que permitem toda esta tecnologia ao alcance das mãos.

Com isso ficará muito mais prático sair de casa, sem ter a preocupação se a luz do quarto foi realmente desligada, ou mesmo se aquele aparelho vai consumir muita energia durante este período.

E você já fez a instalação de algum interruptor em sua casa?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.