Home » Arquitetura » Elétrica » Como fazer instalação elétrica aparente e 15 exemplos

Como fazer instalação elétrica aparente e 15 exemplos

Quer aprender a montar montar uma instalação elétrica aparente aí na sua casa? Aprenda neste artigo e com isso tenha um estilo inovador na decoração dos cômodos de sua residência.

08/04/2015 14h33m. Atualizado em 10/04/2015 20h55m por:

 

A instalação elétrica aparente é uma técnica que surgiu em meados dos anos 50, nos Estados Unidos, e teve sua origem com os lofts urbanos, moradias construídas em galpões de fabricas antigas, e que serviam como moradia para pessoas de baixa renda.

Estas moradas ofereciam toda estrutura interna dos galpões e fábricas abandonadas da época, como os canos de interruptores e tomadas a vista, paredes em reboque, pé direito elevado e mezaninos, que era o local utilizado como dormitório. Aos poucos estes imóveis se tornaram populares, e hoje são muito conceituados em todo mundo.

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-006

E deste visual mais rústico e descuidado surgiu também à moderna instalação elétrica aparente, que oferece aos imóveis um efeito industrial muito interessante, que é proporcionado por canos de metal que conduzem toda instalação elétrica residencial por fora das paredes, e que pode ser feita de maneira bem prática, como veremos a seguir:

*Entenda um pouco mais sobre os lofts acessando este artigo especial: 14 modelos de lofts urbanos, um conceito em evolução.

Como fazer instalação elétrica aparente

Para fazer a instalação elétrica aparente aí na sua casa basta conferir as dicas deste vídeo tutorial, aonde o blogueiro Edu vai lhes mostrar todo o passo a passo para montagem de tomadas, interruptores e luminárias aparentes:

Depois basta ampliar o projeto para cada ambiente de sua casa, formando assim uma linda instalação aparente, que vai criar um belo diferencial na decoração.

Como fazer instalação elétrica aparente 010

Crédito: Homens da Casa

5 dicas para instalação elétrica aparente

Abaixo vocês conferem mais algumas dicas para montar toda instalação elétrica aparente aí na sua casa:

1. Analise

Analise todo ambiente para definir com antecedência aonde serão posicionadas as tomadas e interruptores, de uma maneira bem distribuída e prática para uso diário;

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-001

2. Cabos

Para instalação de cabos de internet, telefone e da TV a cabo, utilize outro conjunto de canos, que deve correr em paralelo com os canos da instalação elétrica;

– Aprenda qual altura ideal das tomadas;

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-002

3. Padronização

Padronize a cor dos fios, deixando uma cor para o fio neutro e outra para o fio fase, e isto vai facilitar a instalação;

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-003

4. Desligue o dijuntor

Sempre que for mexer na instalação elétrica de sua residência, desligue a chave geral dos disjuntores, para evitar o risco de choques elétricos;

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-004

5. Chame um eletricista

Caso você não saiba como fazer as ligações elétricas, contrate os serviços de um bom eletricista aí na sua cidade, que vai fazer o trabalho com segurança e tranquilidade.

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-005

15 modelos de instalação elétrica aparente

E abaixo vocês conferem alguns modelos de instalação elétrica aparente que foram montadas em diversos cômodos de uma residência, e que vão lhes dar muitas ideias para montagem da instalação aí na sua casa:

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-007

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-008

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-009

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-011

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-012

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-013

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-014

 

Mesmo em ambientes com pé direito simples a instalação elétrica aparente fica um charme;

Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-015

 

E você gostou do estilo de instalação elétrica aparente?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.