Na escolha de janelas e portas que chamamos de esquadrias, temos que levantar vários itens para chegar naquela que será ideal para sua construção. Temos que avaliar: qual tem menor manutenção, com menor custo beneficio, a que possui melhor isolamento acústico e térmico, a que possui maior segurança.
No mercado temos janelas e portas feitas em aluminio, pvc, madeira e vidro temperado, o famoso vidro blindex. Vou colocar abaixo as vantagens e desvantagem de cada tipo de material mencionado acima:
Esquadrias de Madeira: É um material, resistente, de alta durabilidade e super versátil. Tem um efeito rústico e sofisticado, além de oferecer, conforto térmico e acústico ao ambiente onde são instaladas. Porém a desvantagem, é que as esquadrias de madeira melhores, são aquelas constituída de madeiras nobres, onde o preço se torna mais elevado.
Necessita também fazer um tratamento para ter maior resistência ao tempo e cupins, e a manutenção das esquadrias de madeira é essencial. Outra problema que pode aparecer é a madeira empenar, dificultando seu fechamento, mas mesmo assim, ainda da para resolver.
Esquadrias de PVC, elas estão ganhando cada vez mais espaço nas construções, por ter uma ótima vedação, um incrível isolamento térmico e acústico para os ambientes e uma flexibilidade de uso de material muito grande. Embora seja mais cara que as esquadrias de madeira e alumínio, mas por possuírem várias vantagens, esse custo é compensado pela baixa manutenção que ela exige, por ser um material muito resistente e durável. Outra vantagem é que o PVC é uma material que não propaga chamas, trazendo mais segurança ao imóvel. Os perfis da esquadrias em PVC geralmente são de aço, o que trás menor problemas com deformação. Além de serem muito leves e fáceis de manusear. Existem uma paleta grande de cores e inclusive atualmente tem até cores que imitam madeira.
Esquadrias de alumínio, é um material naturalmente resistente a corrosão, embora perca um pouco no quesito durabilidade se comparado ao PVC. O alumínio tem a vantagem de não deformar, sendo possível a instalação em grandes vãos. A desvantagem é que as esquadrias de alumínio possui baixo isolamento térmico e acústico, para resolver esse problema se usa vidros duplos ou triplos, mas acaba encarecendo o valor do produto.
Por ultimo vamos falar das esquadrias de vidro temperado, o famoso blindex, ele praticamente é feito só de vidro, possuindo nas laterais um perfil bem fininho de alumínio, por isso esse vidro passa por um tratamento térmico, para ter maior resistência. Em relação as esquadrias já citadas, o custo do vidro temperado é o mais baixo, porém é o que oferece menor segurança porque as ferragens do blindex são bem mais frágeis.
Esperamos ter ajudado vocês com essas informações, para que consigam escolher qual material de esquadrilhas irão usar na sua obra.