No inverno geralmente ocorrem dias muito frios. Em apartamentos de andares elevados dos edifícios, com franca incidência de ventos gelados, as pessoas tendem a deixar tudo fechado. O perigo nesta situação ocorre em ambientes onde estão instalados equipamentos a gás, em especial os aquecedores a gás, podendo ser fatal.
Como o assunto envolve conhecimentos técnicos, nem sempre o morador está devidamente informado dos riscos que pode estar correndo dentro do seu próprio apartamento. Para evitar qualquer acidente é aconselhado promover uma inspeção nos equipamentos a gás existentes e as condições de ventilação dos ambientes em que se encontram.
Alguns itens podem ser verificados pelos próprios moradores que tem esse sistema à gás, olhando-se para a chama do queimador do aparelho a gás: ela deve se manter uniforme e estável, sem oscilações na ausência de incidência de vento, e apresentar cor azul característica.
O gás é inodoro e incolor e mistura-se com facilidade com o ar atmosférico e essa ausência de cheiro e cor do monóxido de carbono passa despercebido para quem esta no ambiente. Quando inalado impede que o sangue transporte oxigênio para que os tecidos o utilizem eficazmente.
Os sintomas que uma pessoa tem em contato com esse gás são dores de cabeça, tontura, perda dos sentidos, desmaio e consequentemente a morte, mesmo que a permanência da mesma seja por pouco tempo