Home » Dicas » Dicas de desinfecção e limpeza com água sanitária

Dicas de desinfecção e limpeza com água sanitária

25/03/2020 07h04m. Atualizado em 25/03/2020 14h19m por:

 

Existe uma certa dificuldade de encontrar álcool gel 70% ou álcool liquido 70%. Para não ficar sem desinfectar superfícies e chão, use um copo cheio de água sanitária para 19 copos de água , coloque num borrifador e aplique.

Desinfetar frutas, hortaliças e verduras: Primeiramente lave as frutas, verduras e hortaliças em água corrente, em uma bacia ja deixe preparado uma colher de água sanitária para cada litro de água, mergulhe-as e deixe por trinta minutos, após lava novamente em água corrente. Pode aproveitar a mistura para colocar depois panos de chão ou mesmo lavar o quintal para que não haja desperdício. Beber jamais!

Para uso em ordenha de vaca e laticínios: Uma solução de 35 gotas de hipoclorito de sódio para cada litro de água serve para limpar os materiais (fazer emersão) podendo ser usado nas mãos e ubere da vaca antes da ordenha .
Para lavagem dos locais de ordenha, para cada mil litros de água acrescenta água sanitária na quantidade de 2 litros para dois copos de hipoclorito de sódio.

Higienização de vaso sanitário: Fazer uma solução com 1 copo de água sanitária para cada 10 litros de água.

Em caso de inundações: Use água sanitária na quantidade de 4 c. de sopa para cada litro de água, lavar as paredes, pisos e outras locais atingidos pela inundação. Pode ser usado no interior e exterior da casa.

Para tirar mofo e germes das roupas use um copo de água sanitária para um tanque de lavar roupa e acrescente uma colher bem cheia de bicarbonato de sódio.

Limpeza de caixa d’água: A limpeza de caixas d’água  primeiramente esfregar para tirar as sujeira, enxaguar e só após usar 1 litro de água sanitária ou um copo de hipoclorito de sódio diluído em 1000 litros de água. Deixar por 2 horas. Após deixar as torneiras da casa aberta para que esvazie a caixa e só então a encha novamente com água limpa para consumo

Testando teor do cloro residual nos casos de tratamento de água em nascentes e caixas d’água deve ser feito como descrito abaixo:

a) pegar um copo de água da torneira de preferência de uma que não fica direto aberta, coloque 1 pitada de iodeto de potássio (encontrado nas farmácias de manipulação), 5 gotas de vinagre branco e 1 pitada de amido de milho; resultado, confira abaixo:
b) Agitar e observar a cor da solução
– azul claro – tem cloro necessário.
– azul intenso – tem cloro em demasia.
– ausência de cor – não tem cloro suficiente.

Existem kits à venda em casas de piscinas. Vem com descrição de uso, como também reagente e dosagem necessária para o controle de cloro.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.