Home » Seu Lar » Distância ideal para instalação de home theater e 4 dicas de uso

Distância ideal para instalação de home theater e 4 dicas de uso

Quer ter uma melhor experiência sonora com seu home theater? Aprenda como instalar um home theater na sala de sua casa, e as dicas para garantir o melhor aproveitamento do som, que vai ficar idêntico ao dos cinemas.

26/02/2015 18h33m. Atualizado em 26/02/2015 14h43m por:

 

Assistir filmes é um hobby muito saudável, que leva todos os meses muitas pessoas aos cinemas por todo país, em busca de lazer e diversão para toda família. O hábito de assistir filmes não é feito apenas nas salas de cinema, como também no conforto do sofá da sala, aonde todos podem ser reunir de maneira mais aconchegante, e assistir a diversos filmes sem ter que sair de casa.

Distância-ideal-para-instalação-de-home-theater-001

E para garantir que a experiência com os filmes em casa seja muito semelhante a do cinema foi desenvolvido o conceito do home theater.

O home theater

O conceito do home theater, ou cinema em casa na tradução literal, é uma maneira de transformar a sala da casa em um local semelhante ao cinema com o uso de equipamentos eletrônicos.

Distância-ideal-para-instalação-de-home-theater-004

Dentre estes equipamentos eletrônicos temos os televisores, que a cada dia estão ficando mais modernos e finos, e com qualidade de imagem excepcional; o aparelho de DVD ou mesmo o blu-ray; e também o home theater, um aparelho composto por um receptor, que pode ser integrado com leitor de DVD, e várias caixas acústicas (5 ou 7 dependendo do modelo, mais o subwoofer), que são responsáveis por distribuir um som de qualidade em todo ambiente.

– Aprenda como montar um home office;

Distância-ideal-para-instalação-de-home-theater-002

Modelo de instalação do home theater na sala.

Com isso, cada um destes equipamentos oferece alta qualidade de imagem e de som, que além de serem muito idênticas as oferecidas nas salas de cinema, ainda tem a vantagem do conforto de se estar no sofá da sala.

Distância ideal para instalação do home theater

Aos poucos o home theater acabou sendo o nome dado ao aparelho que distribui o som no ambiente, pois é o principal ingrediente para transformar a sala de casa em um verdadeiro cinema em casa.

Mas para isso é necessário que cada caixa acústica seja instalado em uma posição adequada, para garantir o melhor aproveitamento do som. E o esquema básico de instalação das caixas deve ser feito desta forma:

Distância-ideal-para-instalação-de-home-theater-003

Outro exemplo de instalação do home theater.

• A caixa central deve ficar na frente ou logo abaixo do televisor;
• As caixas laterais são divididas entre dianteiras (esquerda e direita) e traseiras (esquerda e direita), sendo que as dianteiras devem ficar nas laterais da sala, em uma distância de aproximadamente 2 metros uma da outra, da mesma forma que as caixas traseiras;
• Instale cada caixa na mesma altura, para que o som se propague por igual em toda sala;
• Já o subwoofer pode ser instalado na parte de baixo de uma estante ou rack na sala.

3 Dicas para aproveitar melhor seu home theater

E para garantir o melhor aproveitamento do home theater, basta seguir estas dicas:

1. Posição correta das caixas acústicas

Tente posicionar as caixas acústicas na mesma altura dos ouvidos de uma pessoa sentada no sofá da sala, para que a sensação seja idêntica aquela oferecida nas melhores salas de cinema;

2. Tipo de móvel influencia na acústica do ambiente

Utilize móveis de madeira para acomodar o home theater, pois eles garantem melhor acústica na hora de assistir seu filme predileto.

3. Aproveitamento do som através de painéis

Da mesma forma coloque um painel de madeira atrás do televisor, que está em alta na decoração, e vai proporcionar o melhor aproveitamento do som de seu home theater.

Com estas dicas dá para ter um home theater aí na sua casa, e com isso curtir o melhor do cinema, com som e imagem fantásticos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.