Geralmente no fim de uma obra , ou na compra de um imóvel próprio a pessoa pensa em obter móveis planejados ou mesmo contratar uma marcenaria, mas para isso é necessário pensar no que vai fazer e como vai fazer determinado móvel, porque como sabem marcenaria não é uma coisa muito barata, depois de feito para fazer qualquer alteração é complicado.
É preciso observar a rotina, a demanda do local e onde os moveis planejados irão se encaixar. Nos moveis planejados tanto em banheiros como em cozinha prefira fazer mais gavetas do que portas, pela facilidade de acesso.
Na lavanderia é essencial ter um armário cumprido para guardar vassouras, tábua de passar roupa.
No armário da pia você pode embutir a lixeira, não atrapalha, fica escondida e muito fácil de uso
No moveis planejados geralmente tem medida padrão de várias peças. Mas se preferir opte por fazer a cozinha com moveis planejados e o restante dos moveis do imóvel com marcenaria artesanal, onde você terá mais opções de colocar suas medidas e seus itens preferidos como puxador com cava e outros.
Em termos de valores de moveis planejados e marceneiro é só fazendo pesquisa mesmo. No caso de loja de planejados eles facilitam o pagamento em várias vezes, já com o marceneiro divide no máximo em 3 ou 4 vezes.
Em relação a matéria prima tanto o marcenaria quanto ao planejados, utilizam o MDF, cabe a você escolher a espessura do material que deseja que seus moveis tenham.