Ar no cano de água da caixa: Aprenda a tirar e usar o suspiro

Aprenda a remover o ar do cano da caixa d’água quando ocorre falta de água em nossa região, ou mesmo quando precisamos limpar a caixa periodicamente.

 
 

Ar no Cano de Água da Caixa

Toda casa possui um sistema de água encanada, que é responsável por alimentar a torneira da cozinha e do banheiro, o chuveiro, o vaso sanitário e o tanque de lavar roupas, dentre outros locais. Este sistema é abastecido pela caixa d’água, que armazena água diretamente da tubulação externa, ou mesmo pela água da rua, que vem da tubulação externa e já fica ligada em várias torneiras de nossa casa.

Embora o sistema seja projetado para que a água sempre esteja presente, tem algumas ocasiões em que ocorre a falta d’água no encanamento, e com isso acaba entrando ar nos canos a caixa, que acaba impedindo a passagem de água por algum tempo.

ar no cano de agua da caixa2

O ar no cano de água é mais comum do que você imagina

O Problema de ar no cano

Isso pode ocorrer por alguns motivos, como a falta d’água na região onde você mora, uma limpeza periódica da caixa d’água, ou até mesmo o conserto de uma torneira. E para lhe ajudar na remoção do ar que fica armazenado dentro dos canos de água quando ocorrem situações deste tipo, separamos abaixo algumas dicas bem práticas:

ar no cano de agua da caixa3

O ar no cano da água acontece por diversos motivos

Como tirar o ar da caixa

Uma das dicas para remoção de ar no encanamento da caixa de sua casa é lembrar que existem três pontos básicos por onde o ar deva sair que são a torneira, o chuveiro e o vaso sanitário. Quando abrir o registro de água você deve primeiro acionar a descarga, pois é o cano mais próximo do registro e em seguida a torneira da pia e da cozinha.

Água do cano pelo chuveiro

Por último você deve fazer a água sair pelo chuveiro. Mas aqui vale um alerta, antes de abrir o registro do chuveiro coloque a posição de regulagem de temperatura em Fria, pois vai sair muito ar pelo bocal do chuveiro, e isso pode queimar sua resistência, caso ele esteja nas posições Verão ou Inverno.

O processo de remover o ar do cano da caixa deve ser feito até que a água comece a sair normalmente, e daí depois você pode fechar as torneiras.

ar no cano de agua da caixa4

Esquema de montagem de uma caixa da água para evitar entrada de ar

Bomba d’água e suspiro

Outra dica é com o uso de uma bomba d’água, que deve ser conectada ao encanamento de sua casa para que puxe todo ar existente nos canos. Este método pode ser usado em locais com muitas torneiras, mas ainda assim a dica do chuveiro deve ser utilizada, pois ali é indispensável que a água seja retirada de forma simples, para evitar danos ao chuveiro.

ar no cano de agua da caixa

O suspiro da caixa d’água

Aprendeu como tirar o ar do cano da caixa da água?

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>