Home » Principal » Como fazer uma cisterna caseira para aproveitar a água das chuvas e 5 modos de usar

Como fazer uma cisterna caseira para aproveitar a água das chuvas e 5 modos de usar

Confira algumas dicas para montar uma cisterna aí na sua casa, e veja os benefícios que a captação da água da chuva pode oferecer para toda sua família.

29/10/2014 07h33m. Atualizado em 07/11/2014 21h46m por:

 

Como fazer uma cisterna 001

Estamos vivendo tempos de seca em várias regiões do Brasil, que estão sendo causadas pelo aumento constante das temperaturas, pela poluição, pelo desmatamento constante, dentre outros fatores, e que tem feito muitas torneiras secarem por todos os cantos.

Com isso muitas famílias já estão recorrendo ao reaproveitamento continuo das águas das chuvas, que pode ser feito de tempos em tempos, contribuindo assim para evitar que a água venha a faltar dentro de suas casas. E uma das melhores maneiras para captar a água das chuvas é a montagem de uma cisterna caseira, como veremos a seguir.

A cisterna é um reservatório de água projetado para coletar água das chuvas, de modo que ela possa ser usada ao longo do ano, evitando assim a falta d’água. Elas podem ser feitas em alvenaria ou PVC, e tão muito encontradas na região nordeste do país.

2-cisterna caseira como fazer

Cisterna caseira de fácil construção

Como fazer uma cisterna caseira

Existem vários modelos de cisternas caseiras que podem ser instaladas aí na sua casa para captação e armazenamento das águas da chuva, algumas delas mais amplas e outras bem compactas, como este modelo que vocês conferem no vídeo abaixo:

O modelo apresentado no vídeo é ideal para áreas urbanas, pois não necessita de um espaço tão grande para instalação, e pode ser montado com o uso de um reservatório de PVC e os sistemas de tubulação, para captação e uso da água, e também para descarte do excesso, caso o reservatório seja pequeno.

Mas vale lembrar que a montagem e instalação de uma cisterna aí na sua casa devem ser feita por profissionais qualificados, que saberão as melhores formas para aproveitar ao máximo a água coletada em dias de chuva.

4-cisterna caseira como fazer

Modelo de aproveitamento da água de chuva com cisterna caseira

Benefícios da construção da cisterna

E depois que a cisterna estiver funcionando, vocês poderão aproveitar os inúmeros benefícios que a captação da água das chuvas tem para lhes oferecer, dentre eles:

1. Regar as plantas do jardim;
2. Lavar o carro;
3. Dar descarga no banheiro;
4. Limpeza do quintal;
5. Lavar a roupa, dentre outros.

3-cisterna caseira como fazer

Captação de água de chuva

E com o tratamento adequado de filtragem, fervura e purificação com cloro, a água coletada na cisterna caseira também pode ser usada para o preparo dos alimentos e ingestão diária que o corpo necessita.

1-cisterna caseira como fazer

Cisterna caseira improvisada

Fonte das imagens: Google Imagens.

E você aprendeu como montar uma cisterna caseira com facilidade?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *