Home » Seu Lar » Saúde » Cuidados com Tatuagem

Cuidados com Tatuagem

Você que vai fazer uma tatuagem, deve conhecer alguns cuidados para ter um bom resultado final, que você pode conferir neste artigo.

23/10/2012 23h41m. Atualizado em 27/04/2015 14h29m por:

 

Cuidados com tatuagem 1

Dicas de cuidados com tatuagem recém feita! A tatuagem é uma arte milenar que é muito apreciada por pessoas de todas as idades. E pelas ruas não é difícil encontrar pessoas com uma ou algumas tatuagens pelo corpo, e que representam cada uma um sentido especial para pessoa tatuada.

Mas antes de tatuar seu corpo, é importante lembrar-se de alguns fatores:

A tatuagem é uma pequena ferida que é feita em uma parte do corpo, e esta ferida é ocasionada por vários furos que a agulha aplica na pele, de modo a deixar ali armazenada a tinta que representará o desenho; E por ser uma pequena ferida, até que ela cicatrize, o corpo eliminará um pouco da tinta da tatuagem. Este processo é uma cicatrização da pele, que levará cerca de dois meses em média, para que no local tenha se desenvolvido uma fina camada de pele;

Ainda falando em cicatrização, este processo acaba deixando a tatuagem 3D meio escurecida, com isso muitas pessoas acham que sua tatuagem ficou apagada, principalmente quando são pessoas de pele mais escura;

E antes de fazer a tatuagem, procure um estúdio de qualidade, que use materiais descartáveis, e que tenha vários trabalhos realizados ao longo dos anos, o que transmitirá credibilidade aos clientes.

Alguns cuidados pós-tatuagem

No término da tatuagem devem-se tomar alguns cuidados e no local será aplicada uma pomada rica em vitamina B5, que ajudará na cicatrização, e depois envolto em um filme plástico, pois a pele irá soltar um pouco de água e sangue, em um processo natural de recuperação do organismo, durante pelo menos 30 minutos. E este primeiro curativo deve ser trocado após uma hora, que será o tempo para que não saiam mais líquidos do local, e para que o inchaço e a vermelhidão da pele diminuam.

Cuidados com tatuagem filme

Filme! Cuidados com Tatuagem

Quando for trocar o curativo, é necessário limpar bem o local, mas sem uso de sabonete, tanto líquido como em barra, pois eles contêm sal, e o sal pode prejudicar a cicatrização. Use apenas uma gaze levemente umedecida em água para tirar a pomada e limpar o sangue e água do local, através de movimentos leves e delicados, para não machucar a pele.

Após a limpeza, é necessário aplicar novamente a pomada, que de preferência deve ser a Bepantol Baby®, que é rica em vitamina B5. E depois é necessário aplicar o filme plástico, que é o mesmo usado para embalar lanches naturais. Este plástico deve ser trocado 3 vezes ao dia, e deve ser usado 24h sem tirar, mesmo durante o banho, por um período de 3 dias, para evitar a contaminação por bactérias no local.

Cuidados com tatuagem pomada

Se for necessário prender o plástico com fita, use de preferência aquelas fitas para prender fraldas de bebês, pois o período de utilização do plástico e pomada é bem incomodo, mas necessário para um bom resultado da tatuagem.

Após os três primeiros dias, é necessário continuar a usar a pomada por mais 15 dias, para auxiliar na cicatrização e hidratar o local da tatuagem. Ao aplicar a tatuagem, massageie bem à região com a pomada, para que ela fique bem aderida à pele, e não saia com facilidade. É importante também não coçar o local de jeito nenhum, mesmo por sob a roupa, e usar sempre a pomada quando sentir a pele seca, para evitar marcas na pele e má cicatrização.

Cuidados com tatuagem 2

Também são necessários alguns cuidados com tatuagem e certos alimentos, que impedem a cicatrização do local da tatuagem, por pelo menos uma semana, entre eles:

1. Carne de porco e derivados, como bacon, presunto, alguns tipos de linguiça entre outros;
2. Pimentas sejam elas líquidas, em molho e até pimenta do reino;
3. Chocolates e derivados;
4. Ovos fritos ou batidos, e também maionese, que é um alimento feito a base de ovo;
5. Camarão e derivados.

São recomendados também alguns cuidados, como evitar praia, piscina, sol em excesso e cachoeiras por pelo menos 40 dias, para auxiliar na cicatrização. Seguindo estes, e outros cuidados que são recomendados pelo tatuador, sua tatuagem ficará muito melhor. E caso apareça alguma irritação na pele ou alergia, procure um médico dermatologista.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *