O pilates foi criado por Joseph Pilates, alemão que em sua infância sofreu com a asma e, por isso, teve um desenvolvimento físico tardio. Devido à sua saúde e à sua condição de não poder fazer exercícios físicos de grande desgaste, ele procurou alternativas em outros esportes, como o boxe, o mergulho, o esqui e a ginástica.
Mais tarde, durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph teve de se exilar na Inglaterra, iniciando sua carreira na área de enfermagem ao cuidar de pacientes mutilados que se recuperavam com a ajuda de molas, as quais seriam a chave para os aparelhos criados pelo alemão.
Benefícios do Pilates para o corpo
O pilates consiste na execução de exercícios que possuem uma coreografia organizada com base no conceito de ângulos exatos. Vale ressaltar que todos os exercícios são feitos sobre aparelhos (molas e bolas) e também exigem que a pessoa controle a respiração e contraia o abdômen.
Devido a essas características, o pilates ajuda a manter ou adquirir uma barriga enxuta, fornece maior flexibilidade aos músculos, melhorando a postura, emagrece, melhora o fôlego, ajuda no combate do estresse e atua no melhor funcionamento do coração e dos pulmões.
Outra informação interessante é que em apenas sessenta minutos de aula perde-se cerca 300 calorias e existem mais de 500 exercícios diferentes. O Pilates pode ser praticado por crianças a partir de 6 anos de idade.
Quanto o Pilates para idosos pode ser feito desde que não haja restrição médica, pode ajudar no alívio das dores que ocorrem com a idade, fortalece a musculatura, ajuda no equilíbrio, na flexibilidade, alivia o estresse e como todo exercício físico ajuda na auto estima.