Com sintomas muito parecidos de uma gripe comum, a doença H1N1 trás complicações mais graves ao paciente podendo até levar a óbito. Ela pode ser transmitida através de gotículas de espirro , tosse ou fala, e fica incubada até 7 dias quando começa aparecer os sintomas, nessa fase de incubação ja pode ocorrer o contágio.
Muitos não sabem mais essa doença é uma alteração do vírus influenza com a gripe suína, então foi dado o nome de H1N1.
Seus sintomas mais comuns são: febre alta e tosse , já em outros casos pessoas tem dor de cabeça , garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarréia e vomito. Em casos mais graves a pessoa tem dores no peito, confusão mental, fraqueza.
A vacina contra esse tipo de gripe é imprescindível, ainda mais com a pandemia de coronavírus. Quem toma a vacina evita de contrair a gripe e com isso o sistema imunológico fica protegido de certas infecções imunológicas.
A vacina contra gripe 2020 não protege contra o coronavírus, porque ainda contra esse vírus não existe nenhuma vacina ainda, mais seria muito pior ter as duas doenças juntas.
A vacinação este ano começou mais cedo por causa da pandemia, então o que tem mais de 60 anos ,por serem um grupo de risco estão sendo vacinados primeiro.
A vacinação também se estendeu para profissionais de segurança como policiais e outros, os profissIonais de saúde e salvamentos de pacientes com doenças crônicas e depois crianças de 6 meses a 5 anos.
Depois a vacina vai para outros grupos como gestantes, purpúreas, indígenas e pessoas com doenças crônicas.
A partir do dia 09 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses até cinco anos de idade e nesse dia também terá o dia D da vacinação onde este ano foram inclusos pessoas entre 55 e 60 anos incompletos.