Home » Seu Lar » Saúde » Gordura no fígado esteatose pode ser tratada com dieta adequada

Gordura no fígado esteatose pode ser tratada com dieta adequada

O acumulo de gordura no fígado pode levar à doenças sérias. Confira o que é a Esteatose e como trata-la de maneira rápida.

07/02/2012 09h20m. Atualizado em 17/06/2015 15h13m por:

 

O fígado é a maior glândula do corpo humano; e suas funções envolvem o auxílio na digestão, sendo o responsável pela absorção da gordura dos alimentos que ingerimos, pela produção de triglicérides, pela desintoxicação de várias substâncias do organismo, pela liberação de glicose na corrente sanguínea entre outras funções. Ele também pode ser considerado co:mo um órgão de nosso corpo.

E uma das doenças que podem afetar seu funcionamento é a Esteatose, ou Gordura no Fígado. Ela ocorre quando se acumula muita gordura no órgão (triglicérides), e com isso as funções principais que auxiliam na digestão, produção do líquido biliar (que auxilia o organismo na digestão das gorduras), na produção de enzimas e metabolização do colesterol dos alimentos que ingerimos ficam comprometidas.

1. O que causa a Esteatose

Entre os principais causadores da Esteatose no organismo temos o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura saturada, presentes nas carnes vermelhas, leite, manteiga, bacon, etc.; no consumo em excesso de bebidas alcoólicas; e até alguns remédios podem desencadear esta doença.

Gordura no fígado esteatose1

Entenda o problema de gordura no fígado.

Ela também pode ocorrer em pacientes portadores da Diabetes tipo 2 ou que tenham tendência ao aparecimento dela. Outro fator é o ganho de peso aliado à ingestão constante de gordura, que propiciam o surgimento de citocinas, que são proteínas inflamatórias que quando presentes no fígado fazem com que ocorra o acumulo de gordura no fígado.

2. Quais os males da Esteatose

A Esteatose ou gordura no Fígado quando se apresenta em sua forma simples, não causa muitos males ao organismo, e pode ser revertida com a reeducação alimentar e a prática de exercícios.

Mas quando começam a surgir células inflamatórias no fígado, o quadro apresentado pode evoluir para uma Esteatose Hepática. Se a doença continua a evoluir, o quadro pode se tornar em uma Fibrose Hepática, que é quando as células do fígado morrem e no local surge um tecido fibroso (semelhante a uma cicatriz de pele).

Gordura no fígado esteatose2

Local do fígado no corpo humano.

E com o surgimento de uma destas situações o paciente pode vir a desenvolver a fase mais grave da doença, que é a Cirrose. Ela ocorre quando o tecido do fígado apresenta fibrose e nódulos, que acabam impedindo que o sangue circule normalmente no órgão; e com isso as principais funções do fígado ficam comprometidas.

3. Diagnóstico e tratamento da Esteatose

O primeiro sintoma que pode indicar que o paciente sobre de Esteatose é com o aumento do fígado. Este aumento pode ser notado quando o médico apalpa o abdômen do paciente. E no caso da suspeita inicial ele pode solicitar um exame de sangue para verificar os níveis das enzimas hepáticas do paciente.

Este exame pode demonstrar se há indícios de algumas doenças ou gordura no fígado, e entre elas a Esteatose. O próximo passo em caso de resultados positivos é a realização de uma ultrassonografia abdominal, que ira comprovar o aumento do tamanho do fígado.

Se acaso o exame de sangue e a ultrassonografia indicarem a suspeita da doença, é realizada a Biopsia do fígado. Ela é um procedimento invasivo que retira um pequeno pedaço do fígado para análise, e através dos resultados é possível comprovar a existência da doença e se ela é uma Esteatose simples, Esteatose Hepática, Fibrose Hepática ou Cirrose.

E o tratamento vai depender do grau da doença. Nos casos de Esteatose simples ela pode ser revertida com mudanças nos hábitos alimentares e a pratica regular de exercícios. Em outros casos podem ser indicados remédios para o combate da doença.

E nos casos mais graves de gordura no fígado (Esteatose), como o surgimento da Cirrose, o paciente pode ser encaminhado para realização de um transplante de fígado. O ideal é procurar um médico especialista para maiores orientações a respeito dos tratamentos e das formas de prevenção da doença.

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Gordura no fígado esteatose pode ser tratada com dieta adequada

  1. EDNA disse:

    eu tenho esteatose hepatica mas eu queria saber se faz inchar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *