Home » Arquitetura » Notícias » Pistas para detectar mentiras

Pistas para detectar mentiras

Quem não já ouviu que mentira tem perna curta. Existem algumas maneiras de identificar um mentiroso, vocês sabiam!

07/11/2018 09h56m. Atualizado em 07/11/2018 22h09m por:

 

Quantas vezes somos enganados por pessoas mal intencionadas, que usam da mentira para conseguir obter vantagens às nossas custas?

Em princípio, precisaríamos de um aparelho detector de mentiras para incriminar o mentiroso ou aguardar que sua consciência pesasse e ele decidisse se declarar.

mentiras

Entretanto, estudos recentes mostram alguns traços de comportamentos que podem acusar o mentiroso, expondo suas reais intenções. Para isso, não há a necessidade de ser um bom detetive, bastando analisá-lo da seguinte forma:

– Analise a expressão facial: verifique se há alteração na expressão facial quando o tema é abordado. Experimente fazer perguntas diretas e incisivas e veja como ele reage. Muitas vezes a pessoa fica embaraçada, deixando isso evidente pela sensação de vergonha, espanto, raiva ou indignação.

– Faça perguntas diversas sobre a questão: Use perguntas com as palavras sim e não. Caso a resposta não contenha essas palavras, pode-se entender como esquiva, sendo indicio que algo esta errado. Fique atento quando a pessoa responder, usando frases de negação envolvendo o tempo futuro, tais como “Jamais faria isso”. Faria está no futuro e não representa a conduta do passado.

– Fique atento em algumas partes do corpo: nosso corpo possui uma linguagem própria, que se expressa em função das circunstâncias. Alguns tipos de movimentos podem revelar mais informações que imaginamos. Para exemplificar podemos citar:

– Encolher os ombros é um claro sinal de incerteza quanto às informações fornecidas.

– Levantar a sobrancelha para o alto indica aprovação pelo que acabou de ser dito, ao contrário de apertar os lábios, que indica exatamente o oposto.

– Questione diretamente, olhando nos olhos, se a pessoa está dizendo a verdade sobre tudo o que foi abordado: Em alguns casos, as pessoas poderão abrir o jogo, dizendo que mentiram ou que falaram parcialmente a verdade. Caso isso ocorra, esse é o momento de tentar obter toda a verdade, com diplomacia para não colocar tudo a perder. Aprofunde o tema com perguntas diretas, sem usar termos de condenação. O importante é retirar dele toda a verdade e não humilhá-lo. Nunca se esqueça de conversar olhando nos olhos. Caso ela esquive os olhos constantemente, pode indicar falsidade ou fuga de uma situação indesejada ou embaraçosa.

Tudo isso não garante sucesso na descoberta da verdade. Entretanto, com essas pistas, ficará mais fácil chegar a uma conclusão quanto às reais intenções da pessoa analisada, o que facilitará uma boa tomada de decisões.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.