Sindrome da mão inchada: sintomas e tratamento. A caminhada é, sem dúvida, um dos exercícios mais indicados pelos médicos para quem sofre de pressão alta, diabetes e quer – ou precisa eliminar aqueles quilinhos extras. No consultório, ao questionar pacientes sobre a resistência de incorporar a atividade física no dia-a-dia, uma circulação sangüínea deficiente é a principal resposta para o surgimento desse incômodo.

sindrome da mão inchada

Explicando melhor: o sangue, depois de ser bombeado para os tecidos deve voltar ao coração, mas como durante o exercício a reqüência cardíaca aumenta e os vasos se dilatam, a ação da gravidade dificulta o recamo do sangue, causando o inchaço na mão. O mesmo ocorre nos pés, porém, em menor intensidade.

Além do coração, a tarefa de bombear o sangue está a cargo dos músculos localizados no antebraço e nas panrurrilhas. Quando esses músculos estão fracos, têm dificuldade para levar o sangue de volta, ocasionando o inchaço. Entre outras possíveis explicações para a síndrome da mão inchada, estão o calor e o frio excessivos, caminhadas em altitudes elevadas e falta de movimentação com as mãos.