O banheiro é um cômodo indispensável de qualquer imóvel, pois permite seu uso tanta para as necessidades do dia a dia, como fazer necessidades fisiológicas, trocar de roupa rápida, arrumar o cabelo e escovar os dentes, dentre outras opções.
Ele pode ser construído como um banheiro completo, com área de banho e vaso sanitário, ou mesmo um lavabo, um banheiro social que não possui área de banho, e que vem sendo incorporado aos projetos da atualidade.
E um dos elementos construtivos que permitem a melhora do uso do banheiro é a janela, uma abertura que facilita a entrada de luz natural no ambiente, e principalmente a troca de ar entre a área externa e a interna, que costuma acumular muita umidade na hora do banho.
O projeto de banheiros sem a janela
Mas existe locais aonde o banheiro e construído em uma área interna que não permite a instalação de uma janela, como é o caso de grandes edifícios ou edificações muito extensas.
Tem também aqueles projetos em que os moradores optam por não ter uma janela no banheiro voltada para o lado externo, o que permite mais privacidade em seu imóvel, em especial quando moram em locais de grande movimentação.
Medidas:
– Veja quais medidas mínimas para um banheiro;
E nestes casos não há possibilidade de instalar uma janela que dê acesso a área externa, e com isso a luz e a ventilação devem ser projetadas de outra forma, para garantir o uso do banheiro com a mesma comodidade dos projetos convencionais.
O que fazer nestas situações
Nestas situações existem algumas alternativas que permitem a colocação de janelas, ou entradas de ar natural no banheiro, e que podem ser adotadas em algumas ocasiões:
1. Ventilação zenital
Uma delas é o uso da ventilação zenital, uma técnica que facilita a entrada de luz natural em ambientes através de aberturas na cobertura de um imóvel, e que são recobertas por camadas de vidros, que permitem entrada de luz e também de ar no ambiente.
2. Abertura para cômodos internos
Aberturas nas paredes para cômodos internos e ventilados da casa também são opções viáveis, pois permitem a instalação de uma entrada de ar no banheiro, que não precisa necessariamente ficar apontada para fora do imóvel.
3. Dutos de ar
A instalação de dutos de ar sobre o forro, bem como tijolos de vidro perfurados, também ajudam a colocar uma ventilação do banheiro, que vai facilitar em especial a saída da umidade da hora do banho.
4. Ventilação mecânica
Ou em casos mais extremos a instalação de um sistema de ventilação mecânica também pode ser adotada, o que vai facilitar um ambiente mais arejado e bem ventilado. Mas seu uso é indicado apenas em lavabos, já que a umidade pode danificar o equipamento.
5. Lembrete
Mas vale lembrar que em cidades com muita chuva ou temperaturas úmidas, o uso de duas soluções deve ser adotado, para evitar à formação de mofo no banheiro, que pode trazer prejuízos a saúde de todos os moradores.
Aprendeu como resolver o problema de banheiros sem janelas?