Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Banheiro sem janela, 4 maneiras para resolver este problema

Banheiro sem janela, 4 maneiras para resolver este problema

Seu banheiro não tem janela? Aprenda o que fazer quando o banheiro do imóvel não possui janelas, e quais as alternativas viáveis para resolver este problema.

18/03/2015 10h33m. Atualizado em 19/02/2020 21h56m por:

 

O banheiro é um cômodo indispensável de qualquer imóvel, pois permite seu uso tanta para as necessidades do dia a dia, como fazer necessidades fisiológicas, trocar de roupa rápida, arrumar o cabelo e escovar os dentes, dentre outras opções.

Ele pode ser construído como um banheiro completo, com área de banho e vaso sanitário, ou mesmo um lavabo, um banheiro social que não possui área de banho, e que vem sendo incorporado aos projetos da atualidade.

E um dos elementos construtivos que permitem a melhora do uso do banheiro é a janela, uma abertura que facilita a entrada de luz natural no ambiente, e principalmente a troca de ar entre a área externa e a interna, que costuma acumular muita umidade na hora do banho.

O projeto de banheiros sem a janela

Mas existe locais aonde o banheiro e construído em uma área interna que não permite a instalação de uma janela, como é o caso de grandes edifícios ou edificações muito extensas.

Tem também aqueles projetos em que os moradores optam por não ter uma janela no banheiro voltada para o lado externo, o que permite mais privacidade em seu imóvel, em especial quando moram em locais de grande movimentação.

Medidas:

– Veja quais medidas mínimas para um banheiro;

E nestes casos não há possibilidade de instalar uma janela que dê acesso a área externa, e com isso a luz e a ventilação devem ser projetadas de outra forma, para garantir o uso do banheiro com a mesma comodidade dos projetos convencionais.

O que fazer nestas situações

Nestas situações existem algumas alternativas que permitem a colocação de janelas, ou entradas de ar natural no banheiro, e que podem ser adotadas em algumas ocasiões:

1. Ventilação zenital

Uma delas é o uso da ventilação zenital, uma técnica que facilita a entrada de luz natural em ambientes através de aberturas na cobertura de um imóvel, e que são recobertas por camadas de vidros, que permitem entrada de luz e também de ar no ambiente.

Banheiro-sem-janela-como-resolver-001

2. Abertura para cômodos internos

Aberturas nas paredes para cômodos internos e ventilados da casa também são opções viáveis, pois permitem a instalação de uma entrada de ar no banheiro, que não precisa necessariamente ficar apontada para fora do imóvel.

Banheiro-sem-janela-como-resolver-002

3. Dutos de ar

A instalação de dutos de ar sobre o forro, bem como tijolos de vidro perfurados, também ajudam a colocar uma ventilação do banheiro, que vai facilitar em especial a saída da umidade da hora do banho.

Banheiro-sem-janela-como-resolver-003

4. Ventilação mecânica

Ou em casos mais extremos a instalação de um sistema de ventilação mecânica também pode ser adotada, o que vai facilitar um ambiente mais arejado e bem ventilado. Mas seu uso é indicado apenas em lavabos, já que a umidade pode danificar o equipamento.

Banheiro-sem-janela-como-resolver-004

5. Lembrete

Mas vale lembrar que em cidades com muita chuva ou temperaturas úmidas, o uso de duas soluções deve ser adotado, para evitar à formação de mofo no banheiro, que pode trazer prejuízos a saúde de todos os moradores.

Banheiro-sem-janela-como-resolver-005

Aprendeu como resolver o problema de banheiros sem janelas?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.