Home » Decoração » Áreas de Serviço » 10 ideias para organizar lavanderia e facilitar seu cotidiano

10 ideias para organizar lavanderia e facilitar seu cotidiano

Confiram 10 dicas super simples para organizar a lavanderia aí na sua casa, e com isso tenha um local ideal para lavar suas roupas no dia a dia.

28/08/2015 10h33m. Atualizado em 24/11/2016 17h10m por:

 

Ter uma lavanderia em casa, seja ela grande ou pequena, vem se tornando uma necessidade crescente, em especial para quem mora dentro dos grandes centros urbanos.

E como todo ambiente de uma casa, investir na decoração e organização da lavanderia é uma ótima forma de criar um ambiente bem incorporado com a casa, que seja prático, funcional e ao mesmo tempo aconchegante, já que muitas vezes será preciso ficar algumas horas dentro deste cômodo.

Pensando nisto hoje viemos lhes trazer 10 ideias que vão lhes ajudar a organizar a lavanderia aí na sua casa, e que vocês conferem a seguir:

10 ideias para organizar lavanderia 001

10 super ideias que iram te ajudar na organização da lavanderia.

1. Pintura com tema alegre

Investir em uma pintura com tema alegre e descontraído é uma opção simples e prática que vai garantir resultados bem positivos na decoração da lavanderia. Aprenda como escolher a melhor tinta para pintar a lavanderia.

10 ideias para organizar lavanderia 002

Use tons alegres ao pintar a cozinha.

Esta pintura pode ser feita em tons vibrantes, como verde limão, laranja e amarelo, que podem renovar a tonalidade das paredes, ou de armários, prateleiras ou nichos presentes na lavanderia.

2. Adesivos nas paredes

O uso de adesivos vinílicos é outra opção que pode transformar as paredes da lavanderia, de uma forma positiva e bem convidativa. Estes adesivos podem ser comprados em lojas especializadas, com desenhos personalizados para cada ambiente.

10 ideias para organizar lavanderia 009

Adesivos de parede ajudam a criar um ambiente harmonioso.

Como alternativa o papel de parede, e até mesmo papel contact, podem ser usados. Este último em especial, proporciona uma ótima mudança de visual, e não tem um custo tão elevado.

3. Balcão na lavanderia

Ter um balcão na lavanderia é uma alternativa ideal para garantir o melhor aproveitamento do espaço interno do ambiente, e que pode ser integrado com a máquina de lavar, aos armários e muito mais.

10 ideias para organizar lavanderia 003

Se possível tenha uma boa bancada na lavanderia.

Eles podem ser comprados na medida certa para sua lavanderia, e vão garantir também aquele charme muito bem vindo na decoração.

4. Reutilize armários

Outra dica para garantir o bom aproveitamento do espaço interno da lavanderia é investir no reuso dos armários de cozinha antigos. Eles podem ser restaurados com uma nova pintura, e encaixados de forma bem organizada em cada cantinho do ambiente.

10 ideias para organizar lavanderia 004

Use armários antigos, basta reformá-los ou apenas aplicar uma demão de tinta.

Armários embutidos também ajudam a ampliar a área de uso da lavanderia, e vão deixar cada produto, ou mesmo as roupas recém-lavadas bem organizadas para evitar a desorganização.

5. Deixe à lavadora e a secadora em uma posição mais confortável para uso

A lavadora e a secadora de roupas são itens indispensáveis da lavanderia, que quanto mais próximas vão facilitar seu uso. E aqui a dica é montá-las em um suporte sobre o chão, que garanta uma altura ideal para uso, sem o desconforto de curvar as costas a todo instante. Alguns modelos já vêm de fábrica com a altura do tambor mais elevada, o que facilita seu uso.

10 ideias para organizar lavanderia 005

A lavadora e secadora deve ficar em uma posição confortável de uso.

Se o espaço for muito pequeno, alguns modelos podem ser montados um sobre o outro, o que vai garantir seu uso prolongado no dia a dia. Mas para esta opção é bom consultar o manual do fabricante, para evitar quebra do equipamento.

6. Use cestos para separação das roupas

Uma dica que vai garantir o melhor aproveitamento do tempo no dia a dia é ter diversos cestos para organizar a roupa dentro da lavanderia.

10 ideias para organizar lavanderia 006

Use cestos para separar as roupas, isto facilitará seu cotidiano.

Estes cestos podem ser usados para separar a roupa suja por tipo, cor ou tempo de lavagem, e também é bem útil na hora de separar as roupas para passar e guardar.

7. Planeje uma boa iluminação

A iluminação da lavanderia também é um ponto fundamental, principalmente para aqueles ambientes que são projetados sem uma janela, e que muitas vezes ficam bem escuros.

10 ideias para organizar lavanderia 007

Pense em uma boa iluminação.

E até mesmo em locais com janelas manter uma iluminação que garanta bom conforto visual é fundamental, pois vai facilitar o trabalho, e vai diminuir o cansaço, que muitas vezes não é só do corpo, mas da vista também.

8. Invista em acessórios embutidos

Alguns acessórios podem fazer parte da lavanderia de uma forma bem prática, e que ocupem menos espaço dentro da decoração. Um destes é a tábua de passar, que pode ser comprada em modelos de embutir, e que vai facilitar seu uso no dia a dia.

10 ideias para organizar lavanderia 008

A tábua de passar de embutir é uma excelente alternativa.

Cabides e varais suspensos também são exemplo disto, e podem ser adaptados na lavanderia aí na sua casa.

9. Lavanderia integrada em outros ambientes

Para quem possui pouquíssimo espaço dentro de casa, uma dica que pode ajudar na organização da lavanderia é integrar ela em outros ambientes da casa, como a cozinha, o escritório ou mesmo um atelier de trabalhos manuais.

10 ideias para organizar lavanderia 010

Muitas vezes é necessário integrar a lavanderia com outros ambientes.

Esta ideia oferece melhor aproveitamento do espaço, e pode ser elaborada com o uso de móveis e objetos integrados, que vão otimizar o espaço, sem a necessidade de ficar se apertando na hora de lavar as roupas.

10. Use espaços reduzidos se for necessário

Caso sua casa não ofereça espaço nenhum para montagem de uma lavanderia, a solução pode ser colocar a máquina de lavar e a secadora dentro do armário.

10 ideias para organizar lavanderia 011

Se necessário use pequenos espaços, porém não deixe de harmonizar o espaço ao ambiente.

Esta solução é bem prática, e vai garantir ao menos um espaço que lhe permita lavar e secar as roupas do dia a dia, mesmo que ele seja bem limitado.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.