
Mal-estar, vontade de terminar logo as atividades, mãos trêmulas, mente inquieta. Isso é ansiedade, problema muito comum nos dias de hoje. Se você também sofre com esse desgaste, confira algumas dicas para não perder o eixo.
– Não fiquem parados, pratiquem exercícios. Os exercícios físicos elevam a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer, explica Adriana de Araújo, psicóloga especializada no tratamento de fobias. Por isso, dar uma volta no quarteirão ou chegar até o fim da rua é bom para distrair a cabeça.
– Visão holística, buscando novos métodos. A pessoa que deseja ficar mais serena pode lançar mão dos métodos que tratam o corpo e as emoções de forma conjunta. Há muitas opções: massagens relaxantes, técnicas de meditação, florais, entre outros.
– Controle da respiração. Quando ficamos nervosos, um das primeiras conseqüências é a aceleração da respiração, que reflete em várias outras funções do corpo. Para se acalmar, inspire e expire mais lentamente. “Assim você certamente controlará a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor”, experimente vai dar certo.
– Pensamento positivo. Prefira o otimismo à preocupação. “É preciso cuidado para não supervalorizar o grau de responsabilidade que temos diante dos fatos e ter consciência de que nem tudo pode ser controlado”, a vida ensina com o tempo, aproveite as dicas da experiência.
– Atenção à mesa. Na hora da tensão, vale à pena recorrer a alimentos que nos passam a sensação de bem-estar como, por exemplo: a banana e o chocolate. Mas lembre-se não vamos exagerar! Pode-se optar pelos chás relaxantes com ervas como melissa, camomila ou valeriana.