As cortinas apesar de não serem a parte mais importante da decoração, são peças chaves, além de deixar o ambiente mais bonito, ela bloqueia a luz direta do sol.
A escolha das cortinas gera muitas dúvidas e questionamentos, vamos dar algumas dicas para facilitar nesta escolha:
Dica 1. Ao escolher o tecido da cortina opte pelos mais leves, darão mais fluidez. Evite tecidos pesados, com excesso de babado, deixa o ambiente carregado.
Dica 2. Os tons mais claros e as cores mais neutras não brigam com a decoração restante. Usar branco, bege e cinza claro, não tem erro. Mas se optar por um tom mais escuro de cortina, é interessante que o resto da decoração daquele ambiente seja claro, para que não fique pesado. Os tecidos mais escuros também tendem a desbotar com a incidência do sol.
Dica 3. Em relação aos suportes para cortinas, os varões são os mais utilizados atualmente, pela facilidade de instalação como para fazer a manutenção de limpeza da cortina também facilita bastante, fácil de tirar a cortina e colocar de volta. Quando for comprar uma cortina importante verificar se o tecido foi pré lavado, porque caso o tecido seja de algodão e não foi pré lavado a tendência é encolher um pouco.
Dica 4. Um ponto que gera um pouco de dúvidas é em relação as medidas, o ideal é comprar uma cortina que passe no mínimo de 15 cm a 20 cm tanto nas laterais como na parte superior e parte de baixo. Mas caso tenha uma janela que não tenha nenhum móvel debaixo dela , fica interessante que a cortina vá até o chão
Dica 5. Para quem quer fugir das cortinas convencionais de tecido, a escolha são as de persianas. Hoje temos uma infinidade de modelos e tipos de materiais que elas são fabricadas, dentre esses materiais temos as de PVC, madeira, tecidos e outros. As persianas podem ser utilizadas tanto em janelas como em portas. Também poderá fazer uma combinação delas com cortinas de tecido, ai vai do gosto de cada um.
Esperamos ter ajudado com essas dicas.
*Fotos ilustrativas da internet