Home » Decoração » Casas e Apartamentos » O que é brega ou cafona na decoração? 3 dicas para evitar error

O que é brega ou cafona na decoração? 3 dicas para evitar error

Quer fazer bonito na decoração? Então veja o que pode tornar uma decoração brega ou cafona aí na sua casa, e que pode ser observada antes de realizar a decoração.

09/03/2015 22h33m. Atualizado em 16/03/2015 13h09m por:

 

Decorar a casa é uma maneira de trazer vida e estilo para cada cômodo do imóvel, de uma forma elegante e convidativa, tanto para os moradores do imóvel quanto para amigos e familiares que estiverem visitando sua casa.

Esta decoração pode ser montada com o uso de vários estilos, como o contemporâneo ou o vintage, que são duas tendências muito utilizadas na decoração de ambientes por todo país.

O brega e o cafona na decoração

Mas tem horas que acabamos exagerando na dose, e com isso a decoração acaba ficando com aquele ar brega e muito cafona, e que causa um efeito visual negativo e nada agradável.

1-brega na decoracao

E quando chamamos uma decoração de brega e cafona, queremos dizer que ela não foi bem planejada, e com isso acabou dando um visual pobre e sem brilho ao ambiente, que acaba ficando com aquele ar de pouco empenho na decoração.

Por isso hoje viemos lhes mostrar algumas dicas que podem lhes ajudar a evitar que a decoração de sua casa fique brega ou cafona, e que são bem fáceis de utilizar no dia a dia. Vamos conferir:

1. Excesso de detalhes na decoração

A primeira escolha que pode tornar uma decoração brega ou cafona é, exagerar na dose, ou seja, colocar em um mesmo local objetos demais, e que podem acabar ofuscando a beleza individual de cada item dentro de um mesmo ambiente.

Este é um erro que pode acontecer quanto queremos juntar vários estilos em um mesmo local, como o uso de quadros na parede, que ajudam a valorizar o ambiente, mas que precisam de espaço para serem apreciados, então não podem ser colocados todos ao mesmo tempo em um mesmo local.

Outra desvantagem em acumular objetos na decoração é a dificuldade de locomoção no ambiente que eles acabam causando, e que não é nada agradável, principalmente quando recebemos visitas em nossa casa.

2. Pintura em tons muito escuros

Não que as cores escuras sejam bregas ou deixem o ambiente com aquele ar cafona, mas elas devem ser combinadas de uma maneira que oferece elegância ao ambiente, mas que também possa trazer conforto visual e elegância à decoração.

Por isso de nada adianta combinar um monte de cores escuras de uma única vez, pois elas vão acabar neutralizando a entrada de luz, seja ela natural ou artificial.

Aprenda:

– Como pintar sem manchar;
– Cores quentes na decoração da sala;

E é esta luz que permite aos olhos a visualização de cada detalhe da decoração, e que só será observado de uma maneira ideal com o uso das cores e tons certos em cada etapa da pintura.

3. Mau posicionamento de itens decorativos

Quando falamos em um mau posicionamento de itens decorativos, temos como base não só a colocação deles na estante ou na escrivaninha, mas sim a posição dele em relação aos efeitos do sol e do tempo, que acabarão danificando a peça ao longo dos anos, o que vai torná-la brega e muito cafona.

Um exemplo disto são os objetos decorativos feitos de plástico, que ao ficarem anos expostos ao sol podem ganhar um visual amarelado, e que não poderá mais ser removido do objeto.

Da mesma maneira objetos de metal também merecem um cuidado especial, principalmente com relação a água, para que não oxidem com o tempo e percam seu brilho e charme, que os tornaram no passado ótimos itens de decoração.

Com estas dicas dá para evitar coisas que vão deixar a decoração de sua casa brega ou cafona, de uma maneira prática e sem muitos segredos.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.