Home » Seu Lar » Saúde » IMC: Saíba como Calcular seu Índice

IMC: Saíba como Calcular seu Índice

Nutricionistas do mundo inteiro usam o IMC para avaliar o grau de obesidade de uma pessoa. Aprenda como usar a fórmula.

14/10/2008 12h00m. Atualizado em 26/07/2012 00h12m por:

 

Aprenda como calcular o IMC. O Índice de Massa Corpórea, conhecido como IMC, é um número usado no mundo todo para avaliar o grau de obesidade das pessoas. Veja abaixo como é fácil e rápido descobrir qual é o seu. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado, como na fórmula IMC abaixo:

IMC = (PESO) / (ALTURA X ALTURA)

IMC = 60 / 1.68 x 1.68

IMC = 21,27

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, uma medida usada para saber se uma pessoa está dentro do peso ideal. O conceito foi criado por Lambert Quételet no fim do século XIX. Por ser facilmente calculado e de fácil acesso é utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ver se a pessoa está obesa. Aprenda como calcular IMC neste artigo.

Exemplificando:

Para calcular o IMC é simples: basta dividir a massa da pessoa por sua altura ao quadrado. Por exemplo: Uma pessoa que pesa 70 quilos e tem 1,75m de altura deve multiplicar 1,75 por 1,75. O resultado será de 3,0625. Depois a pessoa divide o 70 por 3,0625. O valor será de aproximadamente 22,85. Com o resultado final em mãos, o indivíduo deve compará-lo com a tabela abaixo:

calcular imcComo Calcular seu IMC

IMC CLASSIFICAÇÃO

Menor que 18,5 Abaixo do peso
18,5 – 24,9 Saudável
25,0 – 29,9 Sobrepeso
30,0 – 34,9 Obesidade Grau I
35,0 – 39,9 Obesidade Grau II – severa
Maior que 40 Obesidade Grau III – mórbida

Mesmo sendo o procedimento padrão para reconhecimento da obesidade, o IMC não se encaixa em crianças, adolescentes, atletas e mulheres grávidas ou amamentando: Nessas situações o ideal é buscar um médico que mostrará o procedimento específico. Além disso, o IMC não é a única ferramenta disponível e deve ser usado apenas como padrão, não dispensando a consulta ao médico.

tabela do IMCTabela de Classificação do IMC

É muito fácil encontrar calculadoras de IMC pela internet, apenas pesquisando em sites de busca como fórmula do IMC. Vale a pena testar o seu e, em caso de necessidade, procurar um profissional. Sua saúde agradeçe!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *