Home » Seu Lar » Saúde » Como Parar de Roer Unhas

Como Parar de Roer Unhas

Roer as unhas é um hábito muito frequente, tanto em homens como em mulheres, e que para ser curado depende muito de autocontrole, e algumas técnicas que são apresentadas neste artigo.

26/04/2012 09h15m. Atualizado em 10/04/2015 17h33m por:

 

Para de roer unhas 1

Aprenda como parar de roer unhas! O hábito de roer as unhas, que também é chamado de onicofagia, ou roeção de unha, é uma constante na vida de muitas pessoas. Ele é causado por alguns fatores, entre eles a ansiedade, nervosismo, stress, fome e até o tédio. Também pode estar associado a causas emocionais ou desordens mentais. Embora muitos não saibam, a onicofagia é comum tanto para homens como para mulheres, e tem por características principais o ato de roer as unhas, sejam da mão ou do pé, bem como ficar roendo a pelinha que se forma ao redor das unhas e até a cutícula.

Males causados por roer unhas

E algumas pessoas têm crises tão fortes quando estão roendo as unhas, que se machucam de forma grave, chegando a causar feridas e inflamações muito graves nas pontas dos dedos, e até na boca.

Outro mal que roer unhas causa é ao esmalte dos dentes, que fica danificado com o tempo, e acaba deixando uma porta sempre aberta para o surgimento constante de cáries e até infecções bucais.

O mal de roer unhas também pode impedir a pessoa de executar alguns trabalhos manuais, principalmente os que envolvem digitação e até a escrita, pois a ponta dos dedos acaba ficando machucada, em alguns casos, por longos períodos de tempo.

Para de roer unhas 4

Parar de Roer

Tratamentos para Parar de Roer Unhas

Como o ato de roer as unhas é muito associado à ansiedade, não existe um remédio que faça a pessoa parar com a onicofagia. Mas uma das coisas que podem ajudar a pessoa a evitar este hábito, até abandoná-lo de vez, e isso se consegue com a busca constante pelo autocontrole.

E acreditem esta não é uma tarefa fácil, principalmente quando o hábito já esta sendo realizado há anos pela pessoa. Mas lembre-se, assim como o mau hábito é adquirido com o tempo, o bom hábito também pode ser.

Alternativas para Não Roer Unhas

Uma das etapas para parar de roer unhas é ficar atento, e a cada vez que você colocar o dedo na boca para roer, parar, respirar fundo, e ir tentando aos poucos não começar;

Outra dica é tentar entender qual o motivo principal que desencadeia seu hábito de roer as unhas, e tentar tratar este motivo, seja ele emocional ou físico;

Você também pode evitar o hábito de roer as unhas deixando elas sempre limpas, aparadas e bem cuidadas; pois com isso vem àquela culpa ao roer unhas e imaginar que foi gasto tempo e principalmente dinheiro para deixar as unhas bem cuidadas, seja através de uma manicure, ou mesmo com cuidados em casa mesmo;

Para de roer unhas 3

Esmaltes ou mesmo bases para unhas podem deixar o sabor da unha mais amargo, e com isso o hábito vai sendo abandonado com o tempo;

Você também pode aplicar produtos na unha chamados inibidores, para que o gosto das unhas também fique ruim na hora de roer. O único mal deste tratamento é que às vezes a pessoa se acostuma com o gosto, então nestas horas é mais necessário ainda exercitar o autocontrole.

Você também pode decorar as unhas em algum salão, assim a vontade de roer some ao ver a bela unha, no caso de mulheres.

Seguindo algumas destas dicas, é bem provável que você abandone este hábito tão complicado de roer unhas, e tenha uma vida bem mais feliz.

Reportagem sobre como parar de roer Unhas:

A Unicofagia é o habito de roer as unhas, aprenda como não roer as unhas no vídeo abaixo:

Se você tem algumas dicas para parar de roer, deixe nos comentários!

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *